RADAR DO DIA: Emprego nos EUA; Recuo na produção de petróleo; Maturação do Arcabouço

635
KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos abriram em instabilidade e as bolsas europeias em alta. A primeira semana do segundo trimestre será mais curta, com o feriado de Sexta-Feira Santa. Por outro lado, nos Estados Unidos, vários índices sobre o emprego serão divulgados, com destaque para o número de empregos criados ou perdidos pela economia (payroll) e a taxa de desemprego referentes a março, na sexta-feira (7).

Antes, na terça-feira (4), sai o relatório Jolts, com os dados sobre as contratações e demissões de fevereiro, e, depois, na quarta-feira (5), será a vez dos dados do Relatório Nacional de Emprego da ADP, sobre a criação de emprego no setor privado em março.

Esses dados ajudam o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) a entender o ritmo da economia do EUA e, assim, tomar sua decisão sobre a taxa de juros em sua próxima reunião, em 3 de maio. Na última sexta-feira (31), saiu o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), que avançou 0,3% em fevereiro ante janeiro. Já o núcleo do PCE, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, também teve crescimento de 0,3%, mas veio abaixo do esperado.

Na manhã de hoje, os preços dos contratos futuros de petróleo disparam, subindo mais de 5%, depois que a Arábia Saudita e outras nações produtoras de petróleo que pertencem à Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) anunciaram ontem (2) cortes voluntários de produção de cerca de 1,15 milhão de barris por dia, um movimento surpresa que eles disseram ser para apoiar a estabilidade do mercado.

Por aqui, depois do anúncio da nova regra fiscal, o mercado agora aguarda sua tramitação no Congresso. A esperança é que o arcabouço seja aprovado no primeiro semestre, mas deve sofrer alterações durante discussão na Câmera e Senado. As grandes dúvidas do mercado agora são de que forma o governo vai garantir o cumprimento das metas. O aumento na receita, por meio da elevação dos impostos, parece o único caminho viável, mesmo que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tenha garantido que não haverá a criação de mais impostos.

A nova regra fiscal prevê zerar o déficit público da União no próximo ano, superávit de 0,5% do PIB em 2025 e de 1% do PIB em 2026, e o crescimento anual dentro da faixa de crescimento da despesa é limitado a 70% da variação da receita primária dos últimos 12 meses. Resultado primário acima do teto da banda permite a utilização do excedente para investimentos.

Após o anúncio, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, admitiu não ter se debruçado sobre o novo arcabouço fiscal, mas que, em uma análise de parâmetros anterior, a proposta parecia “bastante razoável” e reconheceu que o Ministério da Fazenda tem boa vontade muito grande em fazer um arcabouço robusto.

No setor corporativo, a Petrobras informou que o seu Planejamento Estratégico terá investimentos financiados pelo fluxo de caixa operacional, em níveis equivalentes às companhias congêneres, e preferencialmente por meio de parcerias que permita à companhia compartilhar riscos e expertise, e devem buscar o retorno do investimento, redução do custo de capital, fortalecimento da Petrobras como uma empresa de energia integrada, maximizando o valor da companhia e buscando o desenvolvimento do mercado brasileiro.

A Vale informou que recebeu duas cartas de acionistas com indicações de candidatos a membros titulares do Conselho Fiscal da Vale, bem como de seus respectivos suplentes,
à eleição que ocorrerá na próxima Assembleia Geral Ordinária da Vale, em 28 de abril de 2023. Os candidatos são: Heloísa Bedicks, com Jandaraci Ferreira de Araujo para suplente, Paulo Clovis Ayres Filho, com Guilherme José de Vasconcelos Cerqueira na suplencia e Raphael Manhaes Martins com Adriana de Andrade Solé de suplente.

O conselho de administração da Via aprovou a eleição de Renato Horta Franklin como novo Diretor Presidente da Companhia, a partir de 1 de maio de 2023, em substituição a Roberto Fulcherberguer, que encerra seu ciclo na Companhia após mais de 3 anos de inestimável
empenho.

A Tim anunciou que a foi aprovada em assembleia geral extraordinária a incorporação da Cozani RJ Infraestrutura e Redes de Telecomunicações S.A., uma sociedade de propósito específico adquirida da Oi S.A.Em Recuperação Judicial-, sendo atualmente detida integralmente pela companhia.

O Grupo Energisa venceu o leilão de privatização para aquisição de 100% das ações da ES Gás por R 1,423 bilhão. A ES Gás é uma empresa de economia mista em que o Estado do Espírito Santo detém 51% do capital social total, tendo como sócia a Vibra, com os demais 49% do capital social da Companhia. O processo de privatização foi autorizado por meio da Lei Estadual e conduzido pelo BNDES — Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social.

A Petrobras obteve autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para retomar a produção do campo de Araçás, localizado no Polo Bahia Terra.

A JBS aprovou a contratação da KPMG Auditores Independentes em substituição à Grant Thornton Auditores Independentes para prestação de serviços de auditoria independente das demonstrações financeiras da companhia.

A Eletrobras informou que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, na qualidade de representante da União Federal, indicou Marcos Barbosa Pinto e Rafael Rezende Brigolini para concorrer, respectivamente, às vagas de membro titular e suplente do Conselho Fiscal da companhia, e solicitou que seja incluída na pauta da 63 Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada no dia 27 de abril de 2023, a instalação do Conselho Fiscal e a eleição dos seus membros.

O Conselho de Administração da Eletrobras nomeou nove executivos que passam a ocupar posições estatutárias na nova estrutura de topo da companhia. São eles: Antônio Varejão
de Godoy, Italo Tadeu de Carvalho Freitas Filho, João Carlos de Abreu Guimarães, Elio Gil de Meirelles Wolff, Rodrigo Limp Nascimento, Elvira Baracuhy Cavalcanti Presta, Camila Gualda Sampaio Araujo, Renato Costa Santos Carreira e José Renato Domingues.