RADAR DO DIA: Economia nos EUA; Justiça do Rio barra assembleia de Furnas

579
Foto: Baltazar gabka / freeimages.com

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias começaram a semana em alta. O mercado ainda digere o número de empregos criados em maio nos Estados Unidos, divulgado na última sexta-feira, chegando a 390 mil novos postos de trabalho. A taxa de desemprego dos EUA ficou estável em 3,6% em maio, porcentual registrado pelo terceiro mês seguido.

Diante da estabilidade, fica a dúvida qual será o tamanho do aumento nos juros aplicado pelo Federal Reserve (Fed) em sua próxima reunião. Na sexta-feira (10), sai o índice de preços ao consumidor de maio, principal indicador de inflação dos EUA, que deve ajudar a nortear a decisão do Fed.

Por aqui, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro suspendeu a assembleia de debenturistas de Furnas, prevista para hoje. A decisão acontece após a ação ajuizada pela
Associação dos Empregados de Furnas (Asef), que aponta supostas irregularidades cometidas pela companhia. Com a medida, a oferta pública de ações da Eletrobras pode ser afetada.

A semana ainda traz o IPCA de maio, na quinta-feira (9), com previsão de uma alta de 0,60%, e a discussão no Senado sobre o teto de 17% para a alíquota do ICMS sobre combustíveis, energia e outros serviços.

No setor corporativo, a agência de classificação de risco de crédito Fitch Ratings publicou relatório colocando o rating nacional de longo prazo AAA(bra) da Eneva em Observação MNegativa. Na data de hoje, a agência de classificação de risco de crédito Standard & Poors
Global Ratings (S&P) divulgou relatório colocando o rating nacional de longo prazo da Companhia brAAA em CreditWatch negativo.

A Petrobras informa que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser), referente à venda da totalidade de sua participação de 18,80% na sociedade UEG Araucária S.A. (UEGA), localizada no estado do Paraná.

A Fitch Ratings afirmou os Ratings de Inadimplência (IDRs) de Longo Prazo em Moeda Estrangeira e Local da Azul S.A. em CCC+’ e seu rating de Longo Prazo na Escala Nacional em ‘B (sutiã)’. A Fitch também afirmou as notas seniores sem garantia da Azul Investments LLP com vencimento em 2024 e 2026 em ‘CCC+’/’RR4’. A Perspectiva do Rating é Positiva.