RADAR DO DIA: Dívida dos EUA; Arcabouço no Senado; Relatórios de emprego

479
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden / Foto: Casa Branca

São Paulo, SP23 – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em instabilidade. A Bolsa dos Estados Unidos não abre nesta segunda devido ao feriado do Memorial Day, que homenageia os militares do país mortos em combate.

No fim de semana, o presidente Joe Biden e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy fecharam um acordo para aumentar o limite de endividamento do país e, assim, evitar que o país fique sem dinheiro para pagar suas contas. A expectativa é que a matéria chegue ao Congresso na quarta-feira (31).

Na última sexta-feira (26) foi divulgado o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) referente a abril, considerado um dos mais importantes números avaliados pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para balizar sua decisão sobre os juros. O índice avançou 0,4% ante março e 4,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Analistas acreditam que o Fed pode parar a atual escalada dos juros na próxima reunião, em 14 de junho. Mas ainda é difícil cravar quando a taxa começará a cair. A previsão é que isso deve acontecer apenas no quarto trimestre ou, até mesmo, só em 2024. Nesta semana também serão divulgados os três principais indicadores de emprego dos EUA: payroll, pesquisa ADP e o relatório Jolts.

Por aqui, a semana será marcada pela divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, na quinta-feira (1). Em relatório divulgado na semana passada, a XP Investimentos estimou um crescimento de 1,4% em relação ao último trimestre de 2022 e de 3,4% acima em comparação com o primeiro trimestre do ano passado.

A projeção atual do mercado para o PIB de 2023 é de 1,26%, segundo a pesquisa Focus do Banco Central divulgada na manhã de hoje. Para 2024, a pesquisa manteve a estimativa de 1,30%. Na quinta também saem os números da balança comercial de maio e, na sexta-feira (2), será a vez dos dados da produção industrial de abril.

Ainda nesta semana, saem os dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

O projeto do novo arcabouço fiscal, aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados, deve ser analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) antes de ir a Plenário.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ainda não anunciou a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP 93/2023), mas há consenso de que será necessário um olhar técnico sobre a matéria. O senador Jacques Wagner (PT-BA) disse que o projeto pode passar também pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e que a relatoria deve ficar com o Partido Social Democrático (PSD).

N o setor corporativo, a bandeira tarifária anunciada nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o mês de junho é a verde, sem complemento de
cobrança na tarifa. A sinalização é a mesma desde abril de 2022, indicando condições
favoráveis de geração de energia para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados debate na próxima quarta-feira (31/5), a ideia de explorar petróleo e gás na foz do rio Amazonas. A audiência será realizada no plenário 2, a partir das 10 horas, e ouvirá, entre outros convidados, a ministra Marina Silva; o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates; e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A Petrobras negou que está participando de “qualquer ação coordenada com a Previ ou outra instituição com o objetivo de adquirir as ações de emissão da empresa Vibra Energia e que são inverídicas as matérias acerca do assunto.”

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, e o diretor executivo de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França da Silva, visitaram nesta sexta-feira (26) a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), situada no município de Canoas, no Rio Grande do Sul.

A Eletrobras disponibiliza 351 vagas para contratação de profissionais pelas suas subsidiárias Eletrobras CGT Eletrosul, Chesf, Eletronorte e Furnas, presentes em todas as regiões do Brasil. As contratações para posições efetivas serão realizadas via regime CLT para áreas operacionais, de manutenção e operação, com oportunidades para nível superior e técnico.

A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou as notas de crédito em moeda estrangeira e local (IDRs) do Banco do Brasil em ‘BB-‘ e em ‘AA(bra)’. As perspectivas dos ratings são estáveis. Além disso, a agência afirmou o rating de viabilidade (VR) do BB em ‘bb-‘.