RADAR DO DIA: Atenção aos balanços corporativos no exterior, Lula no Uruguai e mudança de comando da Petrobras

538

São Paulo – No pregão desta quarta-feira, os investidores acompanham a divulgação de uma nova série de balanços corporativos no exterior, que podem sinalizar uma possível recessão ou desaceleração da economia.

Nesta quarta-feira, Tesla, Boeing, IBM e AT&T estão entre as empresas que divulgarão seus números. Mais de 70 companhias reportaram seus balanços e a maior parte veio acima das expectativas.

O presidente Lula chega ao Uruguai hoje de manhã e se reúne com o presidente Luis Alberto Lacalle Pou.

Em São Paulo, a Bolsa funciona normalmente apesar do feriado de aniversário da capital paulista, que faz 469 anos.

O dia 25 de janeiro também marca 4 anos do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, que matou 270 pessoas. Ontem, a Justiça Federal aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal e tornou a empresa ré neste caso, junto com a Tuv Sud e 16 pessoas.

No âmbito corporativo, a Petrobras informou que o Comitê de Elegibilidade se reuniu na terça-feira (24/1) para analisar a indicação do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para os cargos de conselheiro de administração e presidente da companhia com base nas regras de governança da companhia e legislação aplicável e disse que a manifestação será comunicada ao conselho de administração da Petrobras e ficará disponível para consulta em sete dias úteis no site de Relações com Investidores.

Antes, a empresa informou que, em relação a notícias veiculadas na mídia, ainda não foi comunicada formalmente sobre a indicação dos membros da diretoria da companhia e que seguindo os trâmites usuais de indicação de administradores, o nome do indicado deverá passar pelos procedimentos internos de governança da Petrobras.

A Petrobras também disse que foi aprovado o encerramento do processo competitivo, que estava na fase vinculante, para venda integral da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III, em Três Lagoas (MS).

A Aliansce Sonae disse que o leilão na B3 para alienar suas ações decorrentes das frações remanescentes de titularidade dos antigos acionistas da BR Malls, nos termos do acordo de incorporação da empresa, arrecadou R$ 551.393,39, refletindo um valor de R$ 17,694416 por ação.

As operadoras de telefonia móvel enfrentam um entrave para a expansão dosinal 5G para as cidades de médio porte. Segundo levantamento da Conexis BrasilDigital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, dez dos 26 municípios com mais de 500 mil habitantes não têm leis específicas para ainstalação de antenas e demais infraestruturas necessárias para a nova tecnologia.

A Cogna informou que, desde 23 de janeiro, o Itaú Unibanco passou a ser a instituição financeira depositária de suas ações, em substituição ao Bradesco.

A Americanas, em Recuperação Judicial, divulgou o comunicado anexo, recebido da Capital International Investors (CII), na qualidade de divisão independente de investimentos da Capital Research and Management Company, informando que reduziu sua participação em ações da companhia, para um total de 36.770.436 ações ordinárias, que representam 4,07% do total de ações, o que corresponde a menos de 5% do total de ações ordinárias da companhia na data de ontem (24/1).