"Putin está mais isolado do que jamais esteve", diz Biden

699
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden / Foto: Casa Branca

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comentou sobre o conflito Rússia-Ucrânia durante um discurso previamente destinado ao plano de infraestrutura do governo. Biden fez um aceno à resistência ucraniana e afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, está ainda mais isolado no mundo.
“Putin está mais isolado do mundo como jamais esteve”, disse Biden. “Quando esse conflito acabar, a Ucrânia vai ter deixado a Rússia mais fraca e o restante do mundo mais forte”, completou.
Biden também afirmou que os Estados Unidos sempre tentaram manter aberta a janela de negociações, porém o governo russo teria rejeitado repetidamente os pedidos da diplomacia do Ocidente.
“Ele [Putin] pensou que o Ocidente e a Otan não responderiam [aos ataques à Ucrânia], e pensou que poderia nos dividir. Ele estava errado. Nós contamos aos nossos aliados o que estava sendo planejado revidamos de forma unificada”, afirmou o presidente.
Durante a Assembleia Geral Extraordinária da Organização das Nações Unidas (ONU) mais cedo, os representantes dos 193 países membros votaram a favor de uma condenação à Rússia. O placar foi de 141 votos a favor, 5 contra e 35 países se abstiveram de votar.
O Brasil votou a favor da resolução, único membro dos BRICS a fazê-lo. As resoluções da ONU não têm força de lei, mas elas mostram a opinião internacional a respeito de um assunto que envolva países membros.
“A China se absteve. Não votaram junto com os russos, mas se abstiveram. Índia se absteve (…) Esses países estão sozinhos. E eles [russos] fizeram o que fizeram, na minha opinião, porque pensaram que poderiam dividir a Otan, dividir a Europa e os Estados Unidos. Ninguém pode dividir esse país”, finalizou Biden.