PMI de atividade industrial dos EUA sobe a 57,3 pontos em fevereiro após revisão

543
Foto: Yury Kim / Pexels

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos subiu para 57,3 pontos em fevereiro, de 55,5 pontos em janeiro, segundo dados revisados publicados ontem pelo instituto de pesquisas IHS Markit.
A leitura preliminar havia mostrado 57,5 pontos. A previsão era de 57,6 pontos para a leitura revisada. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração.
“O setor manufatureiro dos Estados Unidos se recuperou em fevereiro depois que a onda de Ômicron paralisou a produção em janeiro. No entanto, a produção continua fortemente restringida tanto pelos gargalos contínuos no fornecimento de matérias-primas quanto pela escassez de mão de obra, embora com alguns sinais de que a crise da cadeia de suprimentos continuou a diminuir”, disse o economista do IHS Markit, Chris Williamson.
Segundo ele, o declínio no número de casos de vírus também deve ajudar a aliviar a escassez de mão de obra. Sobre os preços, ele comenta que “embora os indicadores de preços da pesquisa que cobrem os custos das empresas e os preços de venda estejam fora dos picos observados no ano passado, eles permanecem muito altos para os padrões históricos e apontam para uma inflação elevada persistente nos próximos meses”.