Produção de janeiro da 3R Petroleum cresce 23,5%, e chega a 23.086 boed

611

São Paulo, SP – A 3R Petroleum divulgou ontem (13), seu relatório operacional do mês de janeiro, indicando que a produção da companhia foi de 23.086 barris de óleo equivalente por dia (boed)

A empresa opera os Polos Macau, Areia Branca, Fazenda Belém, Rio Ventura, Recôncavo, Peroá, Papa Terra e detém participação de 35% no Polo Pescada, este último operado pela Petrobras. A produção média diária consolidada dos oito Polos citados acima somou 31.047
boed. Desse total, a parcela referente à 3R atingiu média diária de 23.086 boe, crescimento de 50,2% comparado ao quarto trimestre de 2022 e alta de 23,5% na comparação mensal.

A companhia assumiu as operações no Polo Papa Terra em 23 de dezembro de 2022. A produção do ativo no quarto trimestre considera somente nove dias de operação. A parcela do Polo Papa Terra referente à 3R é de 53,13%.

Os dados de produção referentes à 100% do Polo Potiguar serão incorporados tão logo o processo de transição junto à Petrobras seja concluído e aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A companhia atribuiu o desempenho de novembro aos seguintes fatores:

No Cluster Potiguar: a produção do Cluster Potiguar registrou redução de 9,1% comparado ao quarto trimestre de 2022 e -6,6% na comparação mensal, ambos em boe/d. O desempenho é justificado principalmente pelo Polo Macau, que permaneceu impactado por atividades de calibração das plantas de separação óleo-água, e redução de vazão e fechamento temporário de alguns poços para substituição parcial do duto de escoamento que direciona a produção de CN-B ao Ativo Industrial de Guamaré (localizado no Polo Potiguar), sendo a expectativa de conclusão mantida para primeiro trimestre de 2023.

A companhia destaca que que a produção do Cluster Recôncavo manteve performance positiva no mês, registrando alta de 21,1% comparado à média do quarto trimestre de 2022 e +0,8% na comparação mensal, ambos em boe/d. O desempenho do Cluster foi impulsionado pelo Polo Rio Ventura, +4,2% M/M em boe/d, parcialmente compensado por uma redução de 1,5% M/M no Polo Recôncavo.

No Cluster Offshore, a produção do Cluster Offshore registrou crescimento de 205,7% comparado à média do quarto trimestre de 2022 e + 84,4% na comparação mensal, ambos em boe/d. Esse resultado é função do primeiro mês integral de produção do Polo Papa Terra sob gestão da companhia, parcialmente compensado pela menor demanda de gás no âmbito do contrato de take or pay do Polo Peroá. No mês de janeiro, a 3R realizou três operações de offloading (transferência de óleo estocado no FPSO 3R-3 para navios aliviadores) no Polo Papa-Terra, com um volume total transferido de 370 mil barris de óleo, dos quais 246 mil barris foram faturados pela 3R Offshore.

“Adicionalmente, vale destacar que, ao assumir o ativo em dezembro de 2022, a companhia iniciou uma campanha de inspeção e manutenção em diversos sistemas de processamento e estocagem do FPSO, com o objetivo de viabilizar a reabertura de poços
temporariamente fechados e reativações de poços (por meio de substituição de bombas) ao longo de 2023”, explicou o comunicado da petroleira.