Previsão de inflação para 2023 sobe a 5,8%; para 2024 vai a 3,6%, aponta BC

851
Edifício-Sede do Banco Central do Brasil em Brasília

São Paulo, 30 de março de 2023 – O Banco Central (BC) elevou a previsão para a inflação em 2023 em 0,8 ponto porcentual (pp), para 5,8%, segundo dados divulgados na edição de março do Relatório Trimestral de Inflação (RTI). A previsão está 2,55 pp acima do centro da meta prevista para este ano.

 

A previsão para a inflação no ano que vem aumentou em 0,6 pp, para 3,6%, ficando 0,6 pp acima do centro da meta, enquanto a projeção de inflação para 2025 passou de 2,8% em dezembro para 3,2%, ficando 0,2 ponto acima do centro da meta estipulada.

 

Segundo o relatório, os principais fatores que levaram à revisão das projeções de inflação para cima foram a elevação das expectativas de inflação; a revisão das projeções de tarifas de energia elétrica em função de decisão liminar do STF; a surpresa do subitem “Emplacamento e licença”; a revisão de projeções de curto prazo; e a estimativa de hiato do produto mais fechado.

 

Em contrapartida os fatores de revisão para baixo foram a trajetória mais elevada da taxa Selic da pesquisa Focus;

a forte queda no preço do petróleo; e comportamento da incerteza econômica, medida pelo IIE‑Br, em valores superiores aos considerados nas projeções.

 

PIB

 

O Banco Central (BC) elevou a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, de 1% para 1,2% na edição de março do Relatório Trimestral de Inflação (RTI).

 

Segundo o relatório, apesar da revisão, a projeção continua refletindo cenário prospectivo de desaceleração da atividade econômica em 2023, na comparação com os dois anos anteriores. “Espera‑se que o crescimento no ano tenha contribuição relevante do setor agropecuário”, informa.

 

Dylan Della Pasqua / Agência CMA

 

Copyright 2023 – Grupo CMA