Prejuízo líquido do Pão de Açúcar cresce 337,3%, no 3° trimestre

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São Paulo, SP – O prejuízo líquido atribuível aos acionistas controladores consolidado do Grupo Pão de Açúcar apresentou uma alta de 337,3% no terceiro trimestre de 2023, para R$ 1,295 bilhão, ante prejuízo de R$ 296 milhões no mesmo período de 2022. No acumulado do ano, o prejuízo aos acionistas controladores consolidado foi de R$ 1,968
bilhões, ante lucro de R$ 930 milhões um ano antes.

O lucro líquido dos controladores – operações continuadas, por sua vez, somou R$ 809 milhões, ante prejuízo de R$ 229 milhões quando comparado a igual intervalo de 2022. O resultado continuado foi impactado, por efeito não caixa, pela reversão do provisionamento de R$ 804 milhões de prejuízos acumulados da Cnova. Excluindo esse efeito, o Lucro Líquido Continuado seria de R$ 5 milhões.

Sem o Éxito, lucro liquido cresce 452% no 3T23, para 809 milhões. Em agosto de 2023, foi concluída a segregação do Éxito com a distribuição de, aproximadamente, 83% da participação detida pelo GPA aos seus acionistas. Desta forma, a partir desta data, o GPA passou a deter uma participação de 13,3% no capital do Éxito, que consequentemente passa a ser contabilizada na linha de aplicações financeiras no ativo circulante.

A receita líquida aumentou 9,7% no trimestre e alcançou R$ 4,7 bilhões na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado consolidado alcançou R$ 1,137 bilhão no terceiro trimestre, 478,0% maior que o visto em igual período de 2022. A margem ebitda ajustada, por sua vez, subiu 19,4 pontos percentuais e alcançou 24,0%, na mesma base de comparação.

O ebitda ajustado da operação Novo GPA Brasil cresce 32,1% no 3T23, para R$ 333 milhões. A margem ebitda ajustada da operação Novo GPA Brasil cresce 1,2 p.p. no 3T23, para 7,0%.

A receita bruta das operações atingiu R$ 5,1 bilhões, apresentando crescimento de 10% vs. 3T22. A bandeira Pão de Açúcar cresceu 11,6% e Proximidade 21,7%; o E-commerce alcançou crescimento de 15%.

As vendas mesmas lojas apresentaram aumento de 6,6% vs. 3T22. A bandeira Pão de Açúcar cresceu 7,2% e Proximidade 7,7%.

O market share do Pão de Açúcar avançou 0,6 p.p. vs. mercado de autosserviço vs. 3T22, apresentando quatro trimestres consecutivos de crescimento.