Prejuízo líquido da Embraer recua no 3° trimestre

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São Paulo, SP – A Embraer divulgou hoje o balanço do terceiro trimestre de 2022, com prejuízo líquido ajustado de R$ 93,8 milhões, uma queda de 47,8% em comparação ao prejuízo de R$ 179,7 milhões alcançado no terceiro trimestre de 2021.

O prejuízo líquido atribuído aos acionistas da Embraer e Prejuízo por ação foi de R$ 160,4 milhões e R$ 0,22, respectivamente, comparados a R$ 234,2 milhões em prejuízo líquido atribuído aos acionistas da Embraer e R$ 0,32 em Prejuízo por ação ajustado no terceiro
trimestre de 2021.

A receita liquida consolidada de R$ 4,8 bilhões (US$ 929,0 milhões, queda de 3% na comparação com o ano anterior principalmente por menor receita na unidade de Defesa & Segurança e parcialmente compensada por maiores receitas na Aviação Comercial, Aviação Executiva e Serviços & Suporte).

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) ajustado foi de R$ 485,4 milhões, queda em relação aos R$ 1,15 bilhão reportado no mesmo período de 2021. A margem líquida ajustada foi de -1,9% ante -3,6% alcançada em 2021.

A margem bruta consolidada foi de 19,1% estável em relação ao mesmo período de 2021. A margem bruta consolidada dos nove meses acumulados do ano de 2022 foi de 20,9% superior aos 15,9% reportados no mesmo período de 2021.

O EBIT Ajustado foi de R$ 259,9 milhões e a margem EBIT Ajustada foi de 5,3%, comparado ao EBIT Ajustado foi de R$ 183,0 milhões e a margem EBIT Ajustada foi de 3,7% no terceiro trimestre de 2021.

A Aviação Comercial reportou um aumento na receita de 5% no ano para R$ 1,3 bilhão. A margem bruta consolidada reportada foi de 5,4%, abaixo dos 6,5% reportados no terceiro
trimestre de 2021, refletindo um mix menos favorável. Nos nove meses acumulados de 2022 a margem bruta reportada foi de 9,9% versus 3,3% reportada no mesmo período de 2021.

A Aviação Executiva apresentou receita de R$ 1,4 bilhão, o que representa um aumento de 6% ano a ano. A margem bruta consolidada reportada foi de 19,7%, contra 21,0% reportados no terceiro trimestre de 2021 com melhor mix de entregas concentrado no próximo trimestre. Margem bruta de 20,6% versus 16,2% reportada nos nove primeiros meses de 2021.

Defesa & Segurança reportou uma queda de receita de 42% para R$ 533,7 milhões, impactada principalmente pelo menor reconhecimento de receita no sistema contábil PoC (Percentagem of Completion) do programa A29 em comparação ao terceiro trimestre de 2021. A margem bruta consolidada de Defesa & Segurança reportada foi de 17,3% ante 23,5% reportados no mesmo período de 2021. No acumulado de 2022 a margem foi de 21,2% versus 23,6% no mesmo período de 2021.

Serviços & Suporte apresentou receita de R$ 1,5 bilhão, alta anual de 7%, apresentando um crescimento sólido de iniciativas como programas de pesquisa, gerenciamento de
reparos e novos acordos de longo prazo. A margem bruta consolidada de Serviços & Suporte foi de 31,0% superior aos 25,9% reportados no terceiro trimestre de 2021. A margem bruta dos nove primeiros meses de 2022 foi de 30% versus 26,3% no mesmo período de 2021.

A dívida líquida foi de R$ 6,9 bilhões, comparada a R$ 9,8 bilhões no ano anterior. A redução do endividamento líquido é resultado da geração de caixa nos últimos quatro trimestres e da estratégia de gestão de passivos da Embraer para reduzir a dívida bruta e
as despesas com juros.

“Para garantir a liquidez da empresa, a Embraer obteve em 22 de outubro uma linha de crédito rotativo RCF no valor de até US$ 650 milhões, uma operação de crédito de US$ 100
milhões do JPMorgan/UKEF para financiar fornecedores, e foi aprovada a renovação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiamento à produção e exportação de aeronaves comerciais manufaturadas, no valor de R$ 2,2 bilhões até 2027”, explicou o balanço da companhia.

O fluxo de caixa livre ajustado foi R$ 586,7 milhões negativos devido às necessidades de capital de giro relacionadas às entregas concentradas no último trimestre do ano. As adições líquidas ao imobilizado totalizaram R$ 174,8 milhões. O Capex representou R$ 72,2
milhões, e o programa de pool de reposição de peças R$ 103,3 milhões. A companhia investiu um total de R$ 147,2 milhões em desenvolvimento de produtos e R$ 67,2 milhões em pesquisa.

A Embraer entregou 33 jatos no terceiro trimestre de 2022, sendo 10 comerciais e 23 executivos (15 leves e oito médios). O volume de entregas é 10% maior em relação aos 30 jatos entregues no mesmo período de 2021, quando a companhia entregou nove jatos comerciais e 21 executivos. No ano, a empresa acumula um total de 79 aeronaves entregues (27 comerciais e 52 executivas). A carteira de pedidos firmes (backlog) encerrou o terceiro trimestre em US$ 17,8 bilhões, estável em relação ao trimestre anterior.

Em setembro, a Embraer celebrou a entrega do E-Jet de número 1.700. Um E195-E2, adquirido pela Aircastle, foi entregue à KLM Cityhopper durante uma cerimônia em São José dos Campos. O programa é um sucesso global desde o seu início, em 2004. Os E-Jets já foram adquiridos por mais de 150 companhias aéreas e empresas de leasing de 50 países.

Em outubro, a SalamAir, de Omã, e a TUI, da Bélgica, anunciaram a seleção do E195-E2 para integrar as suas respectivas frotas. A companhia aérea de Omã assinou um pedido firme para a aquisição de seis aeronaves, com direito de compra para mais seis aviões. As entregas para a SalamAir serão feitas a partir do final de 2023. A TUI, por sua vez, irá receber três E195-E2 da AerCap, por meio de um contrato de leasing de longo prazo.

PROJEÇÕES

Nos primeiros nove meses de 2022, a Embraer registrou Fluxo de Caixa Livre acumulado superior às expectativas iniciais da companhia para o desempenho do indicador neste período, principalmente em decorrência de avanço nas margens operacionais, melhor gestão do capital de giro, eficiência tributária, entre outros fatores. Além disso, a Embraer destaca que, como usual, terá maior concentração de entregas e receitas no quarto trimestre quando comparada à sazonalidade dos demais trimestres do ano.

Como resultado, a companhia atualiza a projeção de Fluxo de Caixa Livre para 2022, passando de US$ 50 milhões ou mais para uma projeção de US$150 milhões ou mais para o ano. Todos os outros elementos das projeções de entregas e dados financeiros da Companhia permanecem inalterados, entre eles, a entrega de aviões comerciais (entre 60 e 70) e de aviões executivos (entre 100 e 110).