PMI industrial dos EUA sobe a 51,5 pontos em outubro

120

Por Julio Viana

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos subiu para 51,5 pontos em outubro depois de atingir 51,1 pontos em setembro, segundo dados preliminares publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas esperavam queda para 50,7 pontos em outubro. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial subiu para 52,7 pontos em outubro, de 51,8 pontos em setembro.

Segundo o relatório, a taxa de melhora no índice foi a maior em seis meses, liderada por maior produção do setor, mais pedidos e novas vagas criadas. O IHS Markit também afirmou que houve crescimento nas vendas de exportação pela primeira vez em quatro meses.

“Apesar das atividades de negócios terem saído de baixas recentes, os dados da pesquisa apontam para um crescimento anualizado do PIB de pouco menos de 1,5% no início do quarto trimestre, e uma quase estagnação do crescimento de novos pedidos para o menor nível em uma década sugere que os riscos estão inclinados para crescimento abaixo da tendência nos próximos meses”, disse o economista chefe de negócios do IHS Markit, Chris Williamson.

Segundo ele, o setor industrial está começando a sair de seu ponto baixo, em parte devido ao crescimento em exportação e uma maior confiança nos resultados do ano que vem “Tudo ligado a esperanças de que a guerra comercial comece a arrefecer”, concluiu ele.