PMI industrial da China sobe a 51,4 pontos em setembro, diz Caixin

551

Por Cristiana Euclydes

São Paulo, 30 de setembro de 2019 – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da China subiu para 51,4 pontos em setembro, após registrar 50,4 pontos em agosto, de acordo com dados divulgados pelo instituto IHS Markit em parceria com o grupo de mídia Caixin.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI de setembro sinaliza melhoria da saúde do setor pelo segundo mês consecutivo. Embora modesto em geral, o ritmo de melhoria foi o maior visto desde fevereiro de 2018.

A produção e o total de novos pedidos aceleraram sua expansão ante agosto, apesar de uma redução adicional nos novos negócios de exportação.

Já o emprego ficou amplamente inalterado, o que levou a um aumento mais forte nos pedidos em carteira.

Ao mesmo tempo, as empresas expandiram suas atividades de compra e estoques, embora a taxas marginais. Movimentos cambiais, entretanto, contribuíram para um aumento renovado dos custos médios de insumos, enquanto os preços finais permaneceram praticamente estáveis após uma sequência de dois meses de queda.

“A recuperação na indústria da China em setembro beneficiou-se principalmente do crescimento potencial da demanda doméstica. Os conflitos comerciais entre a China e os Estados Unidos tiveram um notável impacto nas exportações, custos de produção e confiança das empresas”, disse o diretor do CEBM Group, Zhengsheng Zhong.