PMI do setor de serviços sobe para 52,9 pontos em janeiro na China

628

O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da China subiu para 52,9 pontos em janeiro, de 48 em dezembro, de acordo com dados revisados do instituto de pesquisas S&P Global do grupo de mídia Caixin. O dado veio acima da previsão do mercado, que era de 47,3 pontos.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade industrial, de serviços e de construção, subiu para 51,1 pontos em janeiro, acima dos 48,3 pontos registrados em dezembro.

“A atividade do setor de serviços experimentou um boom, pois tanto a oferta quanto a demanda expandiram, enquanto o setor manufatureiro tornou-se um empecilho. O emprego permaneceu relativamente lento, com o setor manufatureiro registrando uma contração maior. Os preços permaneceram estáveis. O otimismo entre os negócios melhoraram significativamente”, disse o economista sênior do grupo Caixin, Wang Zhe.