PMI do setor de serviços nos EUA cai a 54,4 pontos em setembro

35
Foto: FreeImages.com / Lisa Setrini-Espinosa

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços dos Estados Unidos caiu a 54,4 pontos em setembro, de 55,1 pontos em agosto, de acordo com dados preliminares divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.
Os analistas esperavam 54,9 pontos em setembro. Números acima de 50 sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados dos segmentos industrial e de serviços, caiu para 54,5 pontos em setembro, menor nível em um ano, de 55,4 pontos em julho.
“O ritmo de crescimento econômico dos Estados Unidos esfriou ainda mais em setembro, tendo disparado no segundo trimestre, refletindo uma combinação de pico de demanda, atrasos em cadeia na oferta e escassez de mão-de-obra”, disse o economista do IHS Markit, Chris Williamson.
“A desaceleração foi liderada por um esfriamento da demanda no setor de serviços, ligado em parte à propagação da variante Delta”, disse ele, citando problemas no setor industrial para obtenção de suprimentos e mão de obra. “O resultado é mais um mês de forte alta de preços cobrados por bens e serviços conforme a demanda supera a oferta e os custos mais elevados são repassados para clientes.”