PMI de atividade industrial dos EUA cai a 60,5 pontos em setembro

Foto: FreeImages.com / Ben Shafer

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos caiu para 60,5 pontos em setembro, de 61,1 pontos em agosto, segundo dados preliminares publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas esperavam 61,7 pontos em setembro. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial caiu para 55,2 pontos em setembro, de 56,7 pontos em agosto.

“Embora os fabricantes tenham visto muito mais demanda resiliente, as fábricas enfrentam problemas crescentes em obtenção de suprimentos e mão de obra suficientes para atender aos pedidos”, disse o economista do IHS Markit, Chris Williamson.

“Atrasos na cadeia de abastecimento não mostram sinais de afrouxamento, com outro aumento quase recorde dos tempos de entrega em setembro. O crescimento da produção da fábrica também enfraqueceu e as carteiras de pedidos em carteira aumentaram em um ritmo recorde em setembro”.