PMI de serviços dos EUA sobe a 50,9 pontos em outubro em leitura preliminar

204
Contagem de dólares // Créditos: Pexels/Karolina Grabowska

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços dos Estados Unidos subiu para 50,9 pontos em outubro, de 50,1 em setembro, de acordo com dados preliminares do S&P Global. A previsão era de 49,9 pontos.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade industrial, de serviços e de construção, subiu para 51,0 pontos em outubro, acima dos 50,2 pontos registrados em setembro.

“Esperanças de uma aterrissagem suave para a economia dos EUA serão incentivadas pela melhoria vista em outubro. A pesquisa S&P Global PMI tem sido um dos indicadores econômicos mais pessimistas nos últimos meses, então o aumento no crescimento da produção nos EUA sinalizado no início do quarto trimestre é uma boa notícia. As expectativas futuras de produção também melhoraram, apesar do aumento das preocupações geopolíticas e tensões políticas internas, atingindo o patamar mais alto em quase um ano e meio”, diz Chris Williamson, economista-chefe do S&P Global.