PMI de serviços da eurozona cai para 47,8 pontos em outubro em leitura revisada

204
Créditos: Valeria Boltneva/Pexels

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da zona do euro subiu para 47,8 pontos em outubro, de 48,7 pontos em setembro, de acordo com dados revisados divulgados pelo Hamburg Commercial Bank (HCOB) e pelo instituto de pesquisas S&P Global. A previsão era de 48,7 pontos.

Leituras acima de 50 pontos indicam crescimento das atividades, enquanto os valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, caiu para 46,5 pontos em outubro, de 47,2 pontos em setembro.

“Parece que o setor de serviços na zona do euro está enfrentando dificuldades no início deste último trimestre. Outubro marca o terceiro mês consecutivo de queda na atividade empresarial. Com o volume de novos negócios despencando acentuadamente, a perspectiva não é otimista para o que está por vir. No entanto, as expectativas para os próximos doze meses melhoraram um pouco, mas ainda estão bem abaixo da média de longo prazo”, diz o economista-chefe do HCOB, dr. Cyrus de la Rubia.