PMI de atividade industrial dos EUA sobe para 61,5 pontos em maio

Industrial port and container yard

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial dos Estados Unidos sobe para 61,5 pontos em maio, de 60,5 pontos em abril, segundo dados preliminares publicados pelo instituto de pesquisas IHS Markit.

Analistas esperavam estabilidade em 60,5 pontos em maio. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração.

O PMI que mede apenas a produção do setor industrial cresceu para 58,1 pontos em maio, de 57,2 pontos em abril.

Segundo o economista chefe da IHS Markit, Chris Williamson, a economia norte-americana viu um crescimento rápido em todos os setores este mês. “O crescimento teria sido ainda mais forte se não fossem as empresas frequentemente limitadas pela escassez de oferta e dificuldades para preencher as vagas”, diz ele.

“Com as empresas otimistas quanto às perspectivas, os pedidos em atraso aumentando drasticamente e a demanda continuando a se recuperar tanto no mercado interno quanto nos mercados de exportação, o cenário está armado para que o forte crescimento econômico persista durante o verão”, conclui.