PMI de atividade industrial dos EUA cai a 51,9 pts em janeiro após revisão

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor industrial dos Estados Unidos caiu para 51,9 pontos em janeiro, de 52,4 pontos em dezembro, de acordo com dados revisados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit. A versão preliminar havia mostrado 51,7 pontos em janeiro.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. Para o economista-chefe de empresas do IHS Markit, Chris Williamson, o resultado do índice mostra que o setor “está mancando, com uma queda nas exportações diminuindo o crescimento da produção e causando um recuo na contratação. Os dados da pesquisa são consistentes com a produção da fábrica caindo moderadamente.”

“A fraqueza no setor é ampla. A crescente demanda das famílias ajudou a apoiar a produção nos últimos meses, mas em janeiro houve uma desaceleração acentuada nos novos pedidos de bens de consumo”, disse ele.

“Do lado positivo, as expectativas de negócios para o próximo ano aumentaram, coincidindo com a diminuição das tensões comerciais e a assinatura de novos acordos comerciais na América do Norte e na China”, afirmou.