Plano Nacional de Energia deve ser apresentado em 10 de dezembro

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participa de audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado.

Por Willian Miron

São Paulo – O Ministério de Minas e Energia (MME) apresentará no dia 10 de dezembro a atualização do Plano Nacional de Energia (PNE) e do Plano Decenal de Expansão de Energia, disse o ministro Bento Albuquerque durante o leilão de A-6 realizado nesta manhã na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Segundo ele, o plano levará em conta as perspectivas de crescimento da economia brasileira e uma tendência de mudança no modelo, com redução da geração hidrelétrica e crescimento de outras fontes renováveis. “Hoje temos 85% da nossa energia renovável, e tudo indica que continuará nesse patamar, mas a hidráulica está decrescente e outras fontes estão ocupando esse espaço”.

O ministro disse também que o gás natural ocupará um espaço cada vez maior na matriz energética brasileira, e que prova disso é o uso do produto para abastecer termelétricas em Roraima. “Demonstra que o gás está entrando na nossa matriz e vai ter papel relevante”.

Sobre os projetos que estão em tramitação no Congresso Nacional o ministro afirmou que eles atendem à necessidade do setor e que tem procurado dialogar com o Poder Legislativo e oferecer informações para que estes projetos avancem. “Temos ações infralegais que estão avançando, mas isso depende da dinâmica do Legislativo também”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com