PIB do Japão cai 2,2% no primeiro trimestre em leitura final

127

São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão caiu 0,6% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o quarto trimestre de 2019, em dados sazonalmente ajustados. Em taxa anualizada, a economia japonesa recuou 2,2% na mesma base de comparação, segundo a leitura final publicada pelo Instituto de Pesquisa Social e Econômica do governo.

Os dados confirmam a leitura anterior. No quarto trimestre de 2019, o PIB japonês havia recuado 1,9% ante o terceiro trimestre e 7,2% em taxa anualizada, em dados revisados.
O crescimento da economia do Japão foi afetado pelo imposto sobre vendas, o que reduziu o consumo no país, e pelos impactos da pandemia do novo coronavírus. O segundo trimestre consecutivo de queda o PIB coloca o país em recessão.

A demanda doméstica do Japão caiu 0,4% no primeiro trimestre deste ano em base trimestral, sendo que a demanda privada teve queda de 0,5% e a demanda pública ficou estável na leitura final, sem revisões ante a versão anterior.

Já a balança comercial contribuiu negativamente para a formação do PIB em 0,2 ponto percentual (pp), com queda de 6,0% nas exportações em base trimestral e recuo de 4,9% nas importações, em linha com a leitura anterior.