PIB do Japão cai 1,6% no quarto trimestre

775

São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão caiu 1,6% no quarto trimestre de 2019 na comparação com o terceiro trimestre, em dados sazonalmente ajustados. Em taxa anualizada, a economia japonesa recuou 6,3% na mesma base de comparação, de acordo com a leitura preliminar publicada pelo Instituto de Pesquisa Social e Econômica do governo.

Os dados mostram a primeira contração da economia japonesa em mais de um ano, desde o terceiro trimestre de 2018, refletindo o aumento do imposto sobre vendas, o que reduziu o consumo. No terceiro trimestre, o PIB havia crescido 0,1% ante o segundo trimestre e 0,5% em taxa anualizada, de acordo com dados revisados.

A demanda doméstica japonesa caiu 2,1% no quarto trimestre de 2019 em base trimestral, sendo que a demanda privada teve queda de 2,9% e a demanda pública avançou 0,1%.

Já a balança comercial contribuiu positivamente para a formação do PIB em 0,5 ponto percentual, com queda de 0,1% nas exportações em base trimestral e recuo de 2,6% nas importações.

O governo japonês aumentou a alíquota do imposto sobre vendas de 8% para 10% a partir de primeiro de outubro de 2019. Segundo analistas do Société Générale, em relatório, o impacto da alta do imposto e o inverno mais quente diminuíram o consumo e os investimentos privados.

“Os resultados de hoje indicam que o último aumento dos impostos sobre o consumo teve um efeito mais forte do que o esperado na economia”, disseram eles. “Esperamos uma recuperação no primeiro trimestre de 2020, mas a magnitude pode ser reduzida como resultado do mais recente surto de coronavírus”. A projeção é de crescimento de 0,7% no PIB em 2020.