PIB do 1T21 do Reino Unido cai 1,6% ante 4T19 após revisão

411
Foto: Banco da Inglaterra (BoE)

São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido no primeiro trimestre de 2021 caiu 1,6% na comparação com o trimestre anterior, de acordo com dados revisados divulgados pelo departamento nacional de estatísticas.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2019, o PIB recuou 6,1% de janeiro a março de 2021. Os dados revisam para baixo a leitura preliminar em base trimestral, que mostrava queda de 1,5%, sem alterações na versão em base anual.

O nível do PIB está agora 8,8% abaixo de onde estava antes da pandemia no quarto trimestre de 2019, revisado de uma primeira estimativa de 8,7% abaixo. Houve contrações nos serviços e na produção, mas a produção na construção cresceu no trimestre.

Sendo o departamento, o PIB recuou de janeiro a março “já que as restrições de saúde pública estavam em vigor na maior parte do trimestre em resposta ao aumento nas infecções pelo novo coronavírus e internações hospitalares na virada do ano”.

As maiores contribuições para o declínio trimestral foram educação, atacado e varejo e acomodação e indústrias de serviços alimentícios.

O consumo do governo aumentou no primeiro trimestre, mas a despesa de consumo das famílias e a formação bruta de capital caíram como resultado da reintrodução das restrições pela covid-19. Já o comércio contraiu ainda mais, com quedas tanto nas importações quanto nas exportações de bens e serviços.

O taxa de poupança das famílias aumentou para 19,9% no primeiro trimestre de 2021, o segundo maior já registado, em comparação com 16,1% no quarto trimestre de 2020.

“Análises recentes mostram que o Reino Unido e a economia global têm se adaptado cada vez mais a essas restrições, de modo que o impacto econômico é menor do que nos estágios iniciais da pandemia”, diz o departamento nacional de estatísticas.