Petróleo e gás terão papel importante no médio prazo, diz secretário-geral

603
O secretário-geral da Opep, Mohammed Barkindo / Foto: Opep

São Paulo – O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Mohammad Barkindo, defendeu investimentos e disse que o petróleo e o gás continuarão a desempenhar um papel importante no fornecimento de energia em médio e longo prazos.
Falando em um workshop sobre o mercado de energia, ele aos participantes que faltava pouco mais de uma semana para a tão a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26) e que o investimento seria uma das questões decisivas para a indústria nos próximos anos. A COP26 acontece entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro em Glasgow, na Escócia.
“O petróleo e o gás continuarão a desempenhar um papel importante no fornecimento mundial de energia a médio e longo prazo”, disse Barkindo. “Atender a essas crescentes necessidades de energia dependerá de um fluxo constante de investimentos da indústria”, o que também seria “essencial para o avanço da inovação e da tecnologia que serão fundamentais para melhorar ainda mais a pegada ambiental e reduzir as emissões”, acrescentou.
As declarações acontecem em um momento no qual o petróleo atinge os preços mais altos em três anos em meio a um movimento de substituição de carvão e do gás natural por petróleo e também pelas temperaturas mais baixas no hemisfério norte.