Pesquisa do BofA mostra investidor mais otimista com Banco do Brasil; ações dos bancos caem

780

São Paulo – O Bank of America (BofA) consultou investidores sobre suas expectativas em relação aos resultados do quarto trimestre dos bancos. A maioria dos entrevistados (87%) acredita que o Banco do Brasil registre o melhor conjunto de resultados no 4T22, enquanto a expectativa de impressão mais fraca é dividida entre Bradesco (58%) e o Santander (35%).

As principais preocupações operacionais estão relacionadas à qualidade dos ativos, anúncio de projeções (guidance) e evolução das provisões, explica o BofA.

Enquanto os investidores esperam que o BB publique o guidance mais otimista, o Bradesco deve apresentar o mais conservador.

Mais da metade (65%) dos entrevistados acredita que o risco de maior interferência política no BB já está refletido na avaliação.

As principais preocupações macro do setor estão relacionadas à atividade econômica e às taxas de juros.

Os respondentes esperam uma deterioração mais acentuada do NPL no Bradesco, de 30-40 pontos-base em base trimestral, do que no BB, Itaú Unibanco e Santander (10-20 pb).

Já para os bancos digitais, os KPIs mais importantes a serem monitorados são lucro líquido, NPL e ROE, diz a análise.

As ações dos bancos fecharam em queda nesta sexta-feira. Os papéis do Bradesco (BBDC3; BBDC4) caíram 2,06% e 2,97%, Itaú Unibanco (ITUB4) recuou 2,12%, Banco do Brasil reduziu 1,10% e Santander Brasil (SANB11) caiu 0,48%, em reflexo da recuperação judicial da Americanas devido à dívida da varejista que reduz as perspectivas de lucros das instituições. O forte peso dos papéis leva o Ibovespa para baixo (-1,63%).

O Santander apresenta seus resultados do 4T22 na próxima quinta-feira (2/2), após o fechamento do mercado.