Parlamento da Turquia ratifica entrada da Finlândia na Otan

1198
Bandeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) / Foto: Otan

São Paulo – O Parlamento da Turquia aprovou a adesão da Finlândia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na quinta-feira (30), encerrando a controvérsia em torno do país nórdico.

Os turcos eram o último dos 30 países membros da aliança militar a ter que ratificar a adesão, após a Hungria ter aprovado a medida em 27 de março. No entanto, a situação da Suécia ainda está pendente.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou que acolheu favoravelmente a ratificação da adesão da Finlândia.

“Acolho favoravelmente o voto da Grande Assembleia Nacional da Turquia para completar a ratificação da adesão da Finlândia.Assim, toda a família Otan estará mais forte e mais segura”, disse.

Por sua vez, o presidente finlandês, Sauli Niinisto, agradeceu aos 30 países membros por sua “confiança e apoio”, e expressou sua esperança de que a adesão da Suécia também ocorra o mais rápido possível.

Finlândia e Suécia buscaram a adesão à Otan simultaneamente, e com exceção da Turquia e da Hungria, as aprovações dos parlamentos envolvidos foram feitas de forma paralela. As duas nações, que sempre tentaram manter a neutralidade, optaram pela entrada na organização em razão da invasão da Rússia à Ucrânia em fevereiro de 2022.