Para diretor do Itaú Unibanco, sistema financeiro se comportou bem na pandemia

Fachada de agência do Itaú. (Foto: Thomas Hobbs/Flickr)

São Paulo – O Diretor Executivo de Finanças do Itaú Unibanco, Alexsandro Broedel disse que o sistema financeiro se comportou muito bem durante a pandemia de coronavírus que atingiu o mundo no início desse ano, durante painel em congresso da Febraban.

“A reposta foi muito positiva. Essa crise não é oriunda do mundo financeiro. Acho que se olhar o nível de endividamento das grandes companhias, o sistema financeiro cumpriu o papel de atendimento a necessidade das companhias e das pessoas físicas em um momento de extrema incerteza e instabilidade”, disse.

O executivo também ressaltou que a crise que atingiu o mundo não veio do sistema financeiro, e a atuação do mesmo foi fundamental para evitar maiores problemas.

“No caso brasileiro a crise veio de fora do sistema, mas o sistema financeiro não propagou a crise para a economia real. O que a gente está vendo de crise na economia real são os setores que foram mais afetados pela pandemia. O sistema financeiro amorteceu o problema ocorrido na economia real”, finalizou.