Países evacuam cidadãos do Afeganistão após Talibã tomar Cabul

511
Foto: União Europeia (UE)

São Paulo – Vários países como França, Alemanha e Reino Unido, decidiram evacuar diplomatas e cidadãos do Afeganistão após o Talibã tomar a capital do país, Cabul, no domingo, segundo comunicados dos governos nacionais e uma declaração conjunta da comunidade internacional.

“Dada a deterioração da situação de segurança, apoiamos, estamos trabalhando para garantir e conclamamos todas as partes a respeitar e facilitar a partida segura e ordenada de estrangeiros e afegãos que desejam deixar o país”, diz o comunicado conjunto.

“Os afegãos e cidadãos internacionais que desejam partir devem ter permissão para fazê-lo; estradas, aeroportos e passagens de fronteira devem permanecer abertos e a calma deve ser mantida. O povo afegão merece viver em segurança, proteção e dignidade. Nós, da comunidade internacional, estamos prontos para ajudá-los”, diz a declaração.

O texto foi assinado por 70 países da Europa, Américas, Oriente Médio, Ásia e África, e pelo alto representante da União Europeia (UE) para Relações Exteriores e Política de Segurança, Josep Borell. Ele convocou uma reunião extraordinária hoje dos ministros da pasta da UE sobre os últimos acontecimentos no Afeganistão.

A Alemanha já iniciou a retirada de sua população do país. “A equipe de crise do Governo Federal se reunirá novamente sob minha liderança. O objetivo é coordenar a evacuação iniciada da melhor maneira possível, tendo em vista a dramática situação no local em Cabul no Afeganistão”, disse o ministro alemão Heiko Mass.

“A situação no Afeganistão continua a ser extremamente difícil, está se tornando mais difícil, e nossa prioridade é garantir que entreguemos nossas obrigações aos britânicos no Afeganistão (…), e os retirar o mais rápido que pudermos”, disse o premiê britânico, Boris Johnson, em declaração ontem.

A França anunciou que começara hoje a evacuação de seus cidadãos no Afeganistão para uma base nos Emirados Árabes Unidos, disse a ministra da Defesa, Florence Parly, acrescentando que várias dezenas de cidadãos franceses deveriam ser evacuados junto “com pessoas sob nossa proteção”.

O Talibã entrou em Cabul no domingo, e o presidente Ashraf Ghani deixou o país, efetivamente marcando o fim de um esforço de 20 anos pelos Estados Unidos e outras nações ocidentais para remodelar o Afeganistão em uma democracia moderna, apenas para ver seu colapso das forças armadas com a retirada das forças norte-americanas.

Um tumulto no aeroporto internacional de Cabul deixou mortos e feridos enquanto milhares de afegãos lutam na esperança de pegar um voo de evacuação após a tomada do Talibã no
Afeganistão. As tropas dos Estados Unidos atiraram e mataram dois homens armados no
aeroporto.