Padilha diz que reunião entre Lula e Lira foi positiva e evitar comentar se está dialogando com presidente da Câmara

59
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

São Paulo, 9 de fevereiro de 2024 – O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse há pouco que o encontro de hoje entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara, Arthur Lira, foi bastante positivo. O ministro, no entanto, evitou comentar se está dialogando diretamente com Lira. Informações nos bastidores dão conta que Lira está insatisfeitos com a atuação de Padilha, evitando conversar com o titular das Relações Institucionais.

 

“O governo nunca rompeu e nunca romperá o diálogo com o Congresso. O presidente Lula disse que teremos um ambiente positivo tanto na Câmara como no Senado em 2024”, limitou a responder Padilha. O ministro destacou que em 2023 Executivo e Congresso formaram uma boa dupla na condução da agenda ecoconômica e que o ambiente vai se repetir em 2024.

 

Entre as prioridades no campo econômico, Padilha citou a regulamentação da reforma tributária e a recomposição do orçamento do país, liderada esta última pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo Padilha, o presidente Lula reafirmou a confiança no Ministério da Relações Institucionais e nas lideranças do governo no Congresso para conduzir a articulação política. “Mas quanto mais ministros estiverem envolvidos no assunto, melhor”.

 

Padilha garantiu que não há nenhum clima que gere tensão na relação entre governo e Congresso e que o presidente Lula pediu para agendar encontro com as lideranças logo após a sua viagem à África, na semana que vem.

 

Presente á entrevista, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães, afirmou que o presidente Lula pediu diálogo entre ministros e lideranças parlamentares para resolver questões pendentes, como a reoneração da folha e o Perse. “Nós vamos sentar e conversar também sobre a questão dos vetos no orçamento”, concluiu, afirmando também que o encontro de hoje entre Lula e Lira foi proveitoso.

Copyright 2024 – Grupo CMA