OCDE reduz projeção de alta do PIB global este ano para mínima em dez anos

Laurence Boone, OCDE
A economista-chefe da OCDE, Laurence Boone. (Hervé Cortinat/OCDE)

Cristiana Euclydes

São Paulo – A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revisou para baixa a projeção de crescimento para a economia global neste ano e no próximo, para seu menor nível em uma década, devido ao agravamento da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.

O Produto Interno Bruto (PIB) global crescerá 2,9% em 2019, ante a previsão de alta de 3,2% divulgada em maio pela OCDE. Para 2020, a projeção foi revisada de 3,4% para 3,0%. Estes são os menores níveis de crescimento desde a crise financeira e econômica global. Em 2018, o PIB global cresceu 3,6%.

Segundo a OCDE, os riscos à economia global continuam a crescer. “A escalda das tensões comerciais está afetando a confiança e o investimento, aumentando a incerteza política, pesando no sentimento de risco dos mercados financeiros e colocando em perigo perspectivas futuras de crescimento”.

Além da disputa comercial, a OCDE citou que incertezas persistem sobre o momento e a natureza da saída do Reino Unido da União Europeia. “Uma saída sem acordo seria custosa no curto prazo, possivelmente colocando o Reino Unido em recessão em 2020 e reduzindo o crescimento da Europa consideravelmente.”

O crescimento econômico foi revisado para baixo em quase todos os países do G-20 (grupo que reúne economias mais industrializadas e países emergentes), em especial os mais expostos ao declínio no comércio global e nos investimentos, de acordo com o relatório.

“A economia global está enfrentando fatores contrários cada vez mais graves e o crescimento lento está se tornando preocupantemente entrincheirado”, disse a economista-chefe da OCDE, Laurence Boone.

“A incerteza provocada pelas tensões comerciais contínuas tem sido duradoura, reduzindo a atividade em todo o mundo e comprometendo nosso futuro econômico”, afirmou ela, acrescentando que os governos precisam renovar o investimento em infraestrutura diante dos atuais juros baixos.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com