Novo modelo da Ferrovia Interna do Porto de Santos deve beneficiar a Rumo

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Foto divulgação: Rumo

São Paulo, SP – O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou ontem o modelo de desestatização da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), enviado no início do ano pela
Santos Port Authority (SPA), estatal que administra o Porto de Santos.

A Levante Investimentos analisou a decisão do TCU e disse que os investimentos previstos nesse novo modelo seriam também divididos entre os atuais operadores de ferrovias, caso da Rumo, VLI e MRS, com a expectativa de uma realização total de R$ 891 milhões. Às 15h15, as ações da Rumo subiam 1%, a R$ 16,28.

“A notícia é positiva para o segmento de ferrovias e, principalmente, para a Rumo, a qual concessionária Portofer possui hoje a concessão das FIPS, de modo que esperamos uma reação positiva no preço das ações da companhia para o curto prazo”, apontou a análise da Levante.

Com o novo modelo, deverá acontecer a antecipação do encerramento do contrato de concessão hoje existente, da Portofer, concessão da Rumo que expira em 2025, e o início de um novo contrato com modelo associativo, no qual todos os operadores de ferrovias que acessam o porto façam uma gestão compartilhada.

A SPA deverá lançar no terceiro trimestre o chamamento público para que interessados se habilitem em constituir a Fips. A companhia trabalha para assinar o contrato ainda neste ano, de forma que as obras comecem em 2023.

Ao todo, estimam-se cinco anos para a realização dos investimentos, que contemplarão a expansão da capacidade das linhas internas para 115 milhões de toneladas por ano hoje com capacidade de 50 milhões de toneladas por ano. A SPA ainda deverá aguardar a publicação do acórdão final, onde o tribunal deverá incluir algumas recomendações adicionais, para realizar seus últimos ajustes e então publicar o aguardado chamamento público.

A Rumo é hoje a maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina, pertencente ao Grupo Cosan, e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. As cinco concessões ferroviárias que opera se estendem sobre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e os estados da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).