Ministério da França confirma 368 mil novos casos em 24h; novo recorde

São Paulo – A França registrou 368.149 novas infecções pelo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde francês. O número atinge um nível sem precedentes, e supera o recorde anterior do país, de 332 mil casos, alcançado na semana passada.

A média móvel do número de casos nos últimos sete dias foi de quase 270.000 ontem, de acordo com o Our World in Data, significativamente acima dos números em nações vizinhas como o Reino Unido e Alemanha.

Em meio ao surto de casos de covid-19 no país, a Assembleia Nacional da França aprovou na última quinta-feira, em primeira leitura, uma medida que proíbe que pessoas não vacinadas contra a covid-19 frequentem alguns estabelecimentos, como restaurantes e academias, além de viagens de longa distância. Se for aprovada, a medida passa a valer no dia 15 de janeiro.

Anteriormente, os franceses precisavam mostrar que estão vacinados ou apresentar teste negativo de covid-19 para entrar em locais fechados de grande aglomeração, como restaurantes, cafés e trens.

O presidente da França, Emmanuel Macron, irritou parlamentares da oposição na semana passada ao afirmar que parte da estratégia de vacinação de seu governo é causar “irritação” naqueles que não querem se imunizar contra o coronavírus, tornando suas vidas cada vez mais complicadas.