MERCADO AGORA: Veja um resumo dos negócios até o momento

541

São Paulo – A decisão do Congresso dos Estados Unidos de confirmar a eleição de Joe Biden para presidente do país, a despeito de o atual ocupante da Casa Branca, Donald Trump, continuar contestando o resultado nas urnas e da invasão ao Congresso do país ontem para evitar o reconhecimento da vitória de Biden, mantém as bolsas no exterior e o Ibovespa em alta.

A confirmação de Biden como presidente somada à perspectiva de que seu partido, o Democrata, controlará o Congresso trouxe à tona apostas de que os Estados Unidos adotarão mais medidas de estímulo fiscal à economia, o que deve estimular o crescimento e, consequentemente, o resultado das empresas norte-americanas.

Por volta das 13h30 (de Brasília), o Ibovespa subia 1,91%, a 121.376 pontos, depois de ter atingido máxima histórica de 121.659 pontos mais cedo. Os principais índices de ações dos Estados Unidos subiam de 1% a 2% no mesmo horário.

A bolsa brasileira recebia impulso adicional da notícia de que a CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, teve eficácia de 78% na prevenção da doença. O Butantan deve formalizar o pedido de uso emergencial da vacina à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até amanhã e a expectativa é de que a vacinação comece em São Paulo a partir de 25 de janeiro.

No mercado de câmbio, o dólar subia 1,56%, para R$ 5,3880, reagindo a dúvidas sobre a situação fiscal brasileira e ao aumento das taxas de juros da dívida norte-americana, resultado da perspectiva de provável aumento do endividamento dos Estados Unidos durante a administração Biden.

Os juros brasileiros também se moviam de acordo com estes fatores. A taxa do contrato de DI para janeiro de 2022 tinha taxa de 3,00%, de 2,945% no ajuste anterior; e o DI para janeiro de 2023 projetava taxa de 4,545%, de 4,42%.

“Aqui, o governo brasileiro não se manifestou sobre os ataques ao Parlamento americano como outros dirigentes de países e [o presidente Jair] Bolsonaro aproveitou para falar de fraudes, inclusive em sua eleição”, comenta o economista-chefe do Modalmais, Álvaro Bandeira.

“Já a consultoria da Câmara apontou espaço fiscal [no Orçamento] e está propondo mudanças no ‘teto de gastos’. [O deputado] Baleia Rossi, candidato à presidência da Câmara [pelo bloco formado pelo atual mandatário Rodrigo Maia], também falou sobre a continuidade do auxílio emergencial [diante do aumento de casos de covid-19 no país]”, emendou o economista.

“Tudo isso mantém o dólar mais forte e os juros longos ainda pressionados”, conclui Bandeira. Segundo um operador da mesa de derivativos de um banco nacional, a oferta 20% menor pelo Tesouro Nacional de papéis pré e pós-fixado (LTN, LFT e NTN-F) no tradicional leilão do dia teve demanda elevada, o que contribuiu para a curva seguir “empinando” – ou seja, aumentando as taxas.