Méliuz reporta prejuízo líquido 82% maior no quarto trimestre, de R$ 5,4 milhões, base anual

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São Paulo – A Méliuz registrou prejuízo líquido de R$ 5,4 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), alta de 82% melhor que o resultado de R$ 29,7 milhões negativos do mesmo trimestre de 2021. “Excluindo o Bankly, finalizamos o 4T22 com lucro líquido de R$ 2,8 milhões no Méliuz, contra um prejuízo de R$ 11,6 milhões no 3T22”, argumenta.

Em todo o ano de 2022, a companhia teve prejuízo de R$ 58,1 milhões.

O volume bruto negociado (GMV, na sigla em inglês) da Méliuz foi de R$ 1,6 bilhão no último intervalo do ano passado, um recuo de 12% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) da Méliuz foi negativo em R$ 18,4 milhões no 4T22, uma melhora de 64% em relação ao 4T21.

A receita líquida da companhia somou R$ 101,2 milhões entre outubro e dezembro de 2022, alta de 3% na comparação com igual etapa de 2021.

As despesas operacionais somaram R$ 89,7 milhões no 4T22.

No 4T22, a empresa atingiu um acumulado de 43,9 mil cartões de créditos emitidos, um crescimento de 87% comparado ao final do 3T22, quando totalizou 23,5 mil cartões emitidos. “Em termos de volume transacionado, atingimos no cartão de crédito Méliuz um TPV de R$ 119,8 milhões no 4T22, 110% acima do trimestre anterior quando atingimos R$ 57,2 milhões.”

No final de 2022, havia com um total de 26,9 milhões de contas totais no Méliuz, um crescimento de 20% em comparação ao ano de 2021.

No período, a empresa atingiu com um net take rate de 2,6%, o “maior valor registrado na história do Méliuz”, representando um crescimento de 2,2 p.p. em relação ao 4T21, quando atingiu 0,4%, e 0,2 p.p. acima do 3T22, quando atingiu 2,4%.

“Já na visão anual, finalizamos 2022 atingindo um net take rate de 2,3%, um importante crescimento de 1,0 p.p. em relação a 2021, quando atingimos 1,3%. Em termos de take rate, atingimos o percentual de 6,5%, em linha com o registrado em 2021”, escreve a companhia, em balanço.

“Com o foco na otimização de margens, evidenciado pelo forte crescimento do net take rate no período, atingimos um GMV de R$ 1.394 milhões no 4T22 no Méliuz, 17% menor comparado ao mesmo período do ano anterior, mas 17% superior ao 3T22. Conseguimos apresentar um sólido GMV no 4T22 mesmo com um cenário macroeconômico mais desafiador, devido à desaceleração do e-commerce e do nosso foco em otimizar o aumento de margens – priorizando o net take rate em detrimento ao GMV”, explicou a Méliuz.