Manifestantes levam caos ao Capitólio após Trump contestar confirmação de Biden

214
Fachado do Capitólio, em Washington / Foto: Divulgação / Governo britânico

São Paulo – Um verdadeiro caos se instalou nos Estados Unidos depois que manifestantes tomaram o Capitólio depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, pediu que as pessoas agissem contra a confirmação da vitória do democrata Joe Biden nas eleições de 3 de novembro do ano passado.

Policias e manifestantes armados entraram em conflito na frente do edifício do Capitólio, onde ficam o Senado e a Câmara dos Deputados norte-americanos. Houve relatos de disparos e também de feridos.

O vice-presidente do país, Mike Pence, que comandava a sessão do Congresso para a certificação dos resultados da eleição presidencial, e a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, foram evacuados dos cômodos principais do edifício e ficaram sob proteção da polícia.

Ninguém podia entrar ou sair do Capitólio e a prioridade da segurança era proteger as autoridades na linha de sucessão no comando dos Estados Unidos.

Do lado de dentro do Capitólio, policias soltaram gás lacrimogênio na tentativa de tomar controle dos manifestantes. Imagens de pessoas entrando no Senado foram mostradas pela TV, com um dos manifestantes se sentando na cadeira principal do local.

Em meio ao caos, Trump pediu que as pessoas mantenham a calma. “Por favor, apoie a nossa polícia e polícia do Capitólio. Eles estão verdadeiramente do lado do nosso país. Fique em paz!”, disse Trump no Twitter.