Lucro líquido da Lojas Renner cai 24% em 2023, para R$ 976 milhões

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São Paulo – A varejista Lojas Renner reportou lucro líquido de R$ 527 milhões no quarto trimestre de 2023 (4T23), alta de 9,4% em relação ao mesmo período de 2022, consequência, principalmente, do maior resultado operacional e do maior resultado financeiro, não obstante os valores de baixa de ativos e menor alíquota efetiva no período. No ano passado, o lucro líquido da Lojas Renner diminuiu 24,4% ante R$ 1,3 bilhão registrado em 2022 e somou R$ 976,3 milhões.

A receita líquida de varejo foi de R$ 3,8 bilhões no quarto trimestre, quando comparado ao mesmo período de 2022, alta de 7,1%. Segundo a companhia, as vendas do 4T23 ficaram em linha com as expectativas de um período de maior crescimento e ancoradas, basicamente, por maiores volumes de peças, inclusive na Black Friday e no Natal. Este desempenho foi superior ao da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de Vestuário do período, comentou a empresa.

“Considerando apenas os negócios de vestuário, ex cosméticos no Brasil, o crescimento foi de 9,3% versus o 4T22. Importante mencionar que as operações da América Latina impactaram negativamente em ~1 p.p. o crescimento da receita total. Esse desempenho refletiu a boa performance da coleção, bem como as medidas adotadas para melhoria de percepção de preço, com modificações no visual merchandising e na execução, priorizando a exposição dos produtos de faixa de entrada, bem como a melhoria da oferta de itens mais acessíveis. Com isto, o fator preço perdeu relevância como detrator da jornada do cliente (NPS), as lojas de perfil popular diminuíram seu gap de performance versus as demais, bem como observou-se evolução sequencial em peças”, acrescentou a varejista.

Em 2023, a receita líquida de varejo subiu 1,1%, para R$ 11,7 bilhões.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado total no trimestre, que inclui a operação de varejo e produtos financeiros, foi de R$ 1 bilhão, aumento de 9,7% em base anual, com margem de 26,5%, 0,7 pontos percentuais maior que no 4T22.

O ebtida da operação de varejo ajustado também somou R$ 1 bilhão, alta de 5,4%, na mesma base de comparação. A margem ebitda ajustada da operação varejo foi de 26,4%, 0,4 pp abaixo da registrada um ano antes.

Em 2023, o ebitda ajustado total caiu 14,6%, para R$ 2,1 bilhões. A margem ebitda total caiu 3,3 pp, para 18%.

As vendas no conceito mesmas lojas (unidades abertas há pelo menos um ano) da varejista no período de outubro a dezembro de 2023 ficaram positivas em 6,3%, ante -2,5% no 4T22.

No quarto trimestre, a receita líquida da Renner totalizou R$ 3,8 bilhões, 5,7% maior na comparação anual, enquanto na Camicado a receita recuou 0,4% e alcançou R$ 170,3 milhões. Na Youcom, a receita líquida foi de R$ 162,2 milhões no período, alta de 13,3% na mesma base de comparação. Na Renner Latam e outros (inclui as vendas da Ashua), a receita líquida caiu 20,3% no 4T23, para R$ 94,6 milhões.

O GMV Digital cresceu 17%, para R$ 645,5 milhões no 4T23. No ano, o GMV Digital cresceu 8,5%, para R$ 2,2 bilhões.

No período, a lojas Renner abriu 10 pontos de venda, sendo 4 lojas Renner e 6 da Youcom. Ao final de 2023, totalizava 442 lojas Renner, 107 da Camicado e 124 da Youcom.

Os investimentos no trimestre somaram R$ 327,4 milhões, inferiores aos R$ 408,5 milhões no 4T22, em funçãoda redução dos montantes nas frentes tecnológicas e logística (CD SP), não obstante os maiores gastos em remodelações, que contribuirão para a produtividade destas unidades. No período, 7 lojas tiveram sua remodelação finalizada. No ano, a companhia totaliza R$ 888,8 milhões em capex, abaixo dos R$ 995,1 milhões investidos em 2022.

O (caixa) endividamento líquido ao final do trimestre era de R$ 1,2 bilhão em 31 de dezembro de 2023, maior que R$ 1,1 bilhão no mesmo período do ano anterior. A alavancagem, medida pela relação dívida líquida por ebitda total, alcançou -0,56 vez (pós IFRS 16) ou -0,82 vez (Ex IFRS 16) no trimestre, de -0,45x e -0,63x, na comparação anual.

Cia atualiza projeções para 2023

A Lojas Renner informou a atualização das projeções divulgadas no Formulário de Referência 2023 da companhia, pois já atingiram as estimativas esperadas, no prazo ou de forma antecipada, nos seguintes indicadores: abertura de lojas, Custo de Aquisição de Cliente (CAC) sem Receita Líquida Online, Compra e Distribuição em SKU e, na Camicado, Penetração Home Style e Novos Canais, em linha com os resultados do período divulgados nesta quinta-feira.

Além das projeções mencionadas, evoluíram acima do esperado e estão próximas ao target: Margem Bruta da Camicado e Margem ebitda do Digital.

Desta forma, a companhia decidiu por descontinuar a publicação de tais projeções.

A Lojas Renner também optou por descontinuar a publicação dos indicadores a seguir: Sortimento Digital, Realize Receita de Serviços, GMV Digital, Clientes Ativos do Ecossistema e Custo Transporte E-commerce sem Receita Online. Essa decisão considera: i) refinamento/mudança de estratégia e/ou priorização de projetos; ii) não evolução na velocidade esperada em 2023, dado o contexto macroeconômico e operacional desafiador e, desta forma, as metas estão sob reavaliação da Companhia; e/ou iii) simplificação, dado que indicador é parte de outro divulgado.

Por fim, as demais projeções terão sua publicação mantida para acompanhamento, quais sejam: Abertura de Lojas (5 a 7 anos), Base Clientes Omni, Entregas D+2, Custo Logístico s/ Receita Líquida Online, Lead Time de Abastecimento de Lojas, Vendas da Youcom e, na Camicado, Faturamento por m2, Share do Digital e GMV Marketplace (in) 3P.

Tendo em vista as atualizações nas projeções acima referidas, o Formulário de Referência será reapresentado, conforme prazo e requisitos previstos na regulamentação aplicável.