Lucro líquido aos controladores do Carrefour Brasil recua 17,4% no 3° trimestre

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Foto divulgação: Carrefour

São Paulo, SP – O lucro líquido ajustado atribuível aos controladores do Carrefour Brasil foi de R$ 212 milhões no terceiro trimestre de 2023, queda de 17,4%, na base anual. O lucro líquido caiu 59,1% no período e somou R$ 132 milhões quando comparado a igual intervalo de 2022.

A receita líquida total diminuiu 2,7% no trimestre e alcançou R$ 26,9 bilhões na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado alcançou R$ 1,5 bilhão no terceiro trimestre, 13,4% menor que o visto em igual período de 2022. A margem ebitda ajustada caiu 0,7 ponto percentual (pp) no período, para 7,3%. O resultado reflete, principalmente, o impacto da maturação das lojas convertidas do Grupo BIG e dos investimentos do Banco Carrefour na conquista de novos clientes nas lojas recém convertidas. Excluindo o impacto do antigo Grupo BIG, o ebitda ajustado do 3T23 teria sido R$ 75 milhões mais alto, ou R$ 1,5 bilhão, representando uma margem de 7,3%, em linha com o mesmo período do ano passado.

As vendas líquidas totalizaram R$ 25,5 bilhões no trimestre, queda de 3,3% na comparação com o 3T22.

As vendas consolidadas do Grupo Carrefour Brasil totalizaram R$ 28,2 bilhões no 3T23, queda de 3,9% na compara~ção anual, com queda nas vendas LFL de -2,7% no
Atacadão e -7,7% no Carrefour Varejo ex-gasolina, enquanto o Sam’s Club registrou +2,0% de crescimento LfL . As vendas foram impactadas pela deflação alimentar (-3,0% no trimestre e -0,8% nos ultimos 12 messes, segundo o IBGE) e pela pressão de volumes.

No trimestre, o Carrefour Brasil registrou retração de 7,7% no conceito mesmas lojas, ex-gasolina (-12,6% alimentar e +3,9% LfL não alimentar), em cima do forte crescimento LfL de 15,0% no 3T22.

Em sua mensagem, a administração da companhia disse que, no 3T23, o foco foi na execução. “Com a deflação alimentar pressionando receita, recorremos à nossa experiência única, negociando com fornecedores, implementando medidas de eficiência e cortando custos para proteger a rentabilidade”, escreveu o CEO do Carrefour Brasil, em sua mensagem.

Neste trimestre, a companhia focou na maturação das lojas convertidas, após concluir o processo de conversão de lojas em junho passado. As lojas Cash & Carry convertidas apresentaram um sólido crescimento LfL de +22% durante o trimestre e, a partir de setembro, estão contribuindo positivamente para o EBITDA do segmento, maturando mais rápido do que o esperdos do ponto de vista da rentabilidade. “As sinergias continuam em linha com as expectativas e encerramos o trimestre com um run-rate anual de R$ 1,3 bilhão em sinergias de custos. Estamos confiantes de que alcançaremos nossas metas de sinergia dentro do prazo anunciado”, disse o CEO.

Os planos de expansão também permanecem conforme esperado. A varejista concluiu as inaugurações de lojas Cash & Carry do ano, adicionando 15 novas lojas, além das lojas convertidas do Grupo BIG, e disse que abrirá 4 novos Sams Club no próximo trimestre, testando o formato combo, que oferece forte potencial de sinergias de custos e tráfego.

O Banco Carrefour continua apresentando forte crescimento de portfólio e mantendo os índices de inadimplência sob controle.

“Entramos no 4T confiantes em nossa capacidade de oferecer aos consumidores brasileiros uma proposta de valor que combina menor preço, produtos de qualidade e uma ótima experiência de loja, mantendo nossa posição de liderança no país”, concluiu.