Localiza estuda internacionalização da companhia, diz diretoria

890

São Paulo – A diretoria da Localiza disse que está avaliando a internacionalização e disse que irá anunciar novidades sobre o aumento de foco de sua atuação. “Quando falamos de internacionalização, falamos em replicar o sucesso e a liderança da Localiza em outros países. Mais do que internacionalização, é a escolha seletiva de mercados em que podemos replicar o nosso sucesso no Brasil. Estamos analisando países na América Latina e demandarão investimentos dentro da nossa disciplina de capital”, disse Lucas Amaral Ribeiro, diretor da companhia, nesta manhã, na teleconferência de resultados da companhia.

A companhia vê boas perspectivas para aluguel e revenda de veículos no ano que vem, após acelerar a compra de carros e disse que o impacto maior dessas aquisições será no ano que vem. O aumento e a melhora de mix poderá ser agregado ao aumento de preço.

“A mudança de carros da Unidas para a Localiza traz uma queda de eficiência, mas a expectativa é que continuemos crescendo nos próximos trimestres”, disse o presidente da empresa, Bruno Sebastian Lasansky.

Com normalização da entrega de veículos novos, cia projeta avanço no 4T22

A diretoria da Localiza explicou que o mix de frota com baixo custo total, além do momento de reaceleração da indústria automotiva foram fundamentais para a entrega dos resultados robustos do 3T22. A receita líquida da companhia somou R$ 6,13 bilhões, crescimento de 40% na comparação com igual etapa de 2021.

“A estratégia de ter postergado nosso crescimento foi boa, porque vamos expandir num momento de apetite de mercado. Reduzimos nossa venda de Seminovos para durante a pandemia – já chegamos a vender 17 mil carros no mês -, justamente para rampar quando a entrega de carros estiver normalizada”, disse a Localiza, se referindo à combinação de negócios com a Unidas.

Desde o início da pandemia de Covid-19, a produção de carros novos caiu, gerando uma demanda. Com isso, o mercado de seminovos e usados registrou crescimento de vendas e valorização dos preços. De acordo com a Localiza, o preço dos seminovos subiu mais do que o dos veículos novos.

Com o enfraquecimento da demanda no varejo e maior disponibilidade de veículos devido à melhora na produção estão dando à Localiza maior poder de barganha perante as montadoras. Segundo especialistas, a política de metas de volume de venda das fabricantes pode garantir maiores descontos na compra de veículos, conforme analistas comentaram hoje mais cedo.

Com Camila Brunelli / Agência CMA.