Itaú BBA, Ativa e Levante estão otimistas após prévias do 2T22 da Petrobras

539

São Paulo – O Itaú BBA considerou os resultados do relatório operacional da Petrobras ligeiramente positivo por isso tem recomendação de compra e preço-alvo para PETR4 de R$43.

Às 13h (horário de Brasília) as ações da Petrobras (PETR4) registravam alta de 0,75%, a R$29,23.

Os analistas do BBA esperam uma reação neutra à queda na produção de petróleo que já foi divulgada pela ANP. Esperamos uma reação levemente positiva do mercado à alta taxa de utilização das refinarias no trimestre (chegando a 97% ao final de junho), que , combinado com fortes margens de refino, provavelmente impulsionará os resultados de Downstream, diz análise.

A Petrobras publicou ontem seu relatório de produção e vendas do segundo trimestre de 2022. A produção média de óleo, LGN e gás natural foi de 2,65 MMboed (milhões de barris de óleo equivalente por dia), 5,1 por cento abaixo do 1T22 e do 2T21. No consolidado do primeiro semestre, a produção teve queda de 2% em relação a igual período de 2021.

A Levante Investimentos lembrou que na produção de óleo e LGN, o pré-sal já representa 76 % da produção, aumento de 1 p.p. em relação ao trimestre anterior e de 3 p.p. em relação ao 2T21. A expectativa é que a participação do pré-sal na produção total fique em torno de 80% em 2026, calculam os analistas da Levante.

Já a Ativa Investimentos considerou sólido o resultado de vendas e produção reportado, e afirmou que ‘os números dão mostras sobre a capacidade de monetização que deverá registrar no 2T22.’

Apesar da queda na produção, houve aumento do aumento de volumes de vendas e a alta taxa de utilização do parque devem facilitar a diluição de custos, diminuindo o peso da execução de uma política de paridade de importação espaçada durante o trimestre, consideram os analistas da Ativa.

Ainda que os prognósticos apontem para resultados mais fracos em Gás & Energia, nossa impressão é que o relatório de vendas e produção, novamente, abre caminho para a empresa divulgar bons números no próximo dia 28/07″, considera a Ativa.

Os especialistas lembram que, na ocasião, os investidores devem ficar atentos se a companhia anunciará nova distribuição de proventos e qual será a mensagem inicial trazida na primeira apresentação de resultados de Caio Paes de Andrade.