CMA ENTREVISTA: Perspectivas para a Bolsa em um cenário econômico adverso

739

São Paulo – A conjuntura atual indica uma série de possibilidades e de incertezas que estão impactando negativamente a bolsa brasileira e o mercado internacional, por conta das questões do mercado global, como a elevação das taxas de juros nos Estados Unidos e na Europa para conter a inflação, risco de recessão, continuidade do conflito na Ucrânia e expectativa de menor crescimento da China por conta de sua política de combate à Covid-19 e as eleições no Brasil, em outubro. Mas, ainda assim, empresas que apresentam bons fundamentos e são lucrativas podem ter valorização de suas ações.

Essa é a avaliação do analista de investimentos especialista em renda variável da Top Gain, Sidney Lima, que afirma que há empresas com múltiplos significativamente baixos, o que faz com que seja um excelente momento para investir em ações dentro da Bolsa brasileira.

“No cenário atual da Bolsa, consta uma série de possibilidades e de incertezas que podem impactar negativamente a bolsa brasileira e o mercado internacional, por conta das questões do mercado global, em consequência da pandemia e da guerra da Ucrânia”, explica. Ele afirma que, neste cenário, a melhor forma para encontrar bons investimentos é considerar os parâmetros dos fundamentos das empresas. “Olhar para empresas que possuem lucros recorrentes, a relação preço da ação sobre lucro – quanto menor o P/L, maior a possibilidade de valorização. Ou seja, quando a empresa é lucrativa, há perspectiva de valorização de suas ações.”

Ele também recomenda olhar o histórico das empresas, o preço sobre o valor patrimonial e o setor em que a empresa está. “Eu me afastaria de setores que ainda podem ser impactados pelo aumento dos juro, como varejo e construção”, comenta.

Confira a entrevista na íntegra aqui: