Irã diz estar pronto para qualquer mudança em acordo nuclear

888

São Paulo – O Irã está preparado para qualquer mudança de situação em torno do acordo nuclear conhecido como Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), inclusive se os países europeus decidirem restabelecer suas sanções contra Teerã, disse o porta-voz do governo iraniano, Ali Rabii. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.

Após confirmar que o Irã segue interessado em manter o JCPOA, o porta-voz disse que Teerã pede a todas as partes do pacto para que cumpram os compromissos assumidos, e afirmou que o Irã pode voltar a cumprir as obrigações que começou a abandonar.

Ao se referir às ameaças dos países europeus de acionar o mecanismo que poderia levar ao restabelecimento de sanções contra o Irã, Rabii declarou: “Estamos preparados para enfrentar qualquer desenvolvimento da situação”.

Em julho de 2015, Irã e seis mediadores internacionais – Rússia, Estados Unidos, Reino Unido, China, França e Alemanha – firmaram o JCPOA, que colocou uma série de restrições ao programa nuclear iraniano com o objetivo de excluir sua possível dimensão militar, em troca da suspensão das sanções internacionais.

Em maio de 2018, os Estados Unidos romperam o pacto e impuseram várias sanções contra o Irã sob o argumento de que o país seguia desenvolvendo armas nucleares.

Teerã deu uma resposta depois de um ano, que chamou de “paciência estratégica”: começou a cortar gradualmente seus compromissos nucleares devido à falta de progresso de outros países signatários para combater as restrições norte-americanas.