Intenção é trabalhar com Senado para resolver questão tributária, diz Maia

676
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Por Álvaro Viana

Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, durante evento de debate sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC) que dispõe sobre a reforma tributária, que as duas Casas do parlamento devem trabalhar em conjunto com a equipe econômica para ter uma proposta a ser trabalhada no início de 2020.

Segundo o presidente da Câmara, a intenção da Casa é de ” que a gente consiga no início do ano, conversando com a equipe econômica, ter uma proposta que resolva a questão tributária”.

O presidente Rodrigo Maia já afirmou em outras ocasiões que espera ter consenso entre as propostas de reforma tributária que tramitam na Câmara, no Senado e o que poderá ser encaminhado pelo governo.

A reforma tributária deve enfrentar mais desafios do que a reforma da Previdência na Casa. A unificação das alíquotas, elemento presente em todos os projetos até agora, deverá trazer o aumento de carga para alguns setores e, por conseguinte, a redução em outros, o que pode causar ruído entre os deputados e senadores.

A situação difere do estado da Previdência, por exemplo, quando havia uma consonância maior entre os setores afetados pelo texto a respeito dos pontos discutidos na Casa.