Gol reduz prejuízo em 38,7% no terceiro trimestre

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São Paulo, SP – A Gol divulgou hoje o balanço do terceiro trimestre de 2022. O prejuízo líquido foi de R$ 1,54 bilhão, queda de 38,7% em comparação ao mesmo período 2021. Já o prejuízo líquido recorrente atingiu R$ 596,2 milhões, baixa de 33,9%.

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) recorrente chegou a R$ 695,2 milhões, contra resultado negativo de R$ 257,8 milhões no
terceiro trimestre de 2021.

O prejuízo líquido recorrente foi de R$ 596,2 milhões (-R$1,94/ação e -US$0,75/ADS); e a relação dívida líquida (incluindo 7x os pagamentos de arrendamento anuais e excluindo o bônus perpétuo) sobre o EBITDA recorrente UDM foi de 9,1x em 30/09/2022, uma redução
de 2,0x em função do crescimento do EBITDA recorrente (+70%) nos últimos 12 meses, que mais do que compensou o aumento de 52% na dívida líquida ajustada.

Em seu comunicado, a companhia disse que o terceiro trimestre foi caracterizado pela retomada de níveis mais altos de taxas de ocupação, após a desaceleração observada ao
final do segundo trimestre de 2022.

“Os resultados do terceiro trimestre demonstram o crescimento sustentável da receita por gerenciamento eficiente dos yields, e a redução dos custos unitários, decorrentes do plano de renovação de frota da companhia, eficiência nos programas de redução de custo fixo, e
plano de retomada da sua capacidade. Isso compensou parcialmente os efeitos causadas pelo dólar americano forte e pela inflação”, detalhou a Gol.

O EBIT recorrente foi R$ 261,7 milhões com margem de 6,5%, enquanto o EBITDA recorrente foi de R$ 695,2 milhões com margem de 17,3%. As atividades operacionais geraram aproximadamente R$ 5 bilhão decorrente do maior volume de faturamento e de iniciativas de capital de giro, parcialmente compensado pela alta do querosene da aviação.

A receita líquida aumentou 109%, atingindo R$ 4 bilhões. As receitas auxiliares, principalmente de SMILES e GOLLOG, cresceram 69,3% para R$ 250 milhões. A receita líquida por Assento-Quilômetro Ofertado (RASK) evoluiu 48,2% para R$ 0,39 centavos. O yield médio por passageiro cresceu 50,9% para R$ 0,45. O número de passageiros transportado foi de 6,9 milhões, alta de 39,2%, e a utilização das aeronaves foi de 11,1 horas por dia, um ganho de 9% de produtividade.

O CASK recorrente foi de R$ 36,45, crescimento de 6,5% quando comparado ao terceiro trimestre de 2021, influenciado pela alta no custo do combustível. O custo unitário, excluindo o combustível apresentou queda de 23,6%, principalmente devido à retomada da capacidade e e melhora nos índices de produtividade das aeronaves.