Fluxo de veículos nas rodovias sobe 7,3% em junho, em base anual, diz ABCR

738

São Paulo – O fluxo total de veículos nas estradas pedagiadas subiu 7,3% em junho, na comparação com o mesmo mês de 2020, e teve queda de 1,3% na comparação com maio
deste ano, de acordo com o índice da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias
(ABCR), em parceria com a Tendências Consultoria, divulgado nesta sexta-feira. Nos últimos doze meses, o índice registra avanço de 9,2% dos veículos leves e de 2,1% dos pesados.

No acumulado do ano, o índice total apresenta avanço de 9,4%, devido ao fluxo pedagiado de veículos leves, que acumula aumento de 12,1%, e ao fluxo de pesados, que subiu 2,4%.

Os resultados demonstram queda disseminada do fluxo total de veículos nas praças pedagiadas de associadas à ABCR, considerando a série dessazonalizada. O resultado negativo, ainda que sugira menor dinamismo corrente, precisa ser relativizado à luz da sequência predominantemente positiva desde fevereiro de 2022, comenta o analista de Macroeconomia e Política da Tendências Consultoria, Thiago Xavier.

Em São Paulo, o fluxo total de veículos teve aumento de 6,6% em junho na base anual e queda de 1,2% na comparação mensal.

No Rio de Janeiro, por sua vez, o fluxo total reduziu 0,3% em junho, na comparação anual, e caiu 3,4%, na base mensal.