Financiamento da Ucrânia no conflito deve acabar até o final do ano, diz Casa Branca

174

De acordo com a diretora de orçamento da Casa Branca, Shalanda Young, em uma carta enviada ao Congresso dos Estados Unidos, os recursos norte-americanos que ajudam a Ucrânia na guerra contra a Rússia devem acabar até o final do ano.

Em outubro, o governo do presidente Joe Biden pediu ao Congresso quase US$ 106 bilhões para financiar a Ucrânia, bem como o conflito entre Israel e Hamas. Como os republicanos são maioria embora por uma margem pequena no controle da Câmara dos Deputados, há controvérsias sobre se o governo dos Estados Unidos deve continuar sua política de envio de dinheiro para ambos os locais.

Young disse, em uma carta divulgada pela Casa Branca, que cortar o financiamento e o fluxo de armas para a Ucrânia aumentaria a probabilidade de vitórias russas.

Quero ser clara: sem a ação do Congresso, até ao final do ano ficaremos sem recursos para adquirir mais armas e equipamento para a Ucrânia e para fornecer equipamento dos estoques militares dos Estados Unidos, escreveu ela. Não existe um fundo mágico disponível para enfrentar este momento. Estamos sem dinheiro e quase sem tempo.