Fed mantém taxa de juros inalterada mas prevê mais aumentos no ano

600
Foto: Shutterstock

São Paulo – O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) decidiu por manter inalterada a meta das taxas básicas de juros dos Estados Unidos na faixa entre 5,0% e 5,25%. A decisão foi unânime.

“O Comitê busca alcançar o máximo de emprego e inflação à taxa de 2% no longo prazo. Em apoio a essas metas, o Comitê decidiu manter a faixa-alvo para a taxa de juros entre 5,0% a 5,25%”, afirma comunidado divulgado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

De acordo com a publicação, manter o intervalo da meta estável permite ao Fomc avaliar informações adicionais e suas implicações para a política monetária.

O Comitê também aponta que “ao determinar a extensão do endurecimento adicional da política que pode ser apropriado para retornar a inflação a 2% ao longo do tempo”, o Comitê levará em conta o aperto cumulativo da política monetária, os atrasos com os quais a política afeta a economia e outros fatores.

PROJEÇÃO DA TAXA DE JUROS

Apesar da decisão de manter a taxa inalterada nesta reunião, a maioria dos membros do Fomc projeta que o ano de 2023 encerre com uma taxa básica de juros na faixa-alvo entre 5,5% e 5,7%, o que sugere pelo menos mais dois aumentos de 0,25 ponto percentual (pp) até dezembro.

A mediana das projeções para os juros ficou na faixa entre 5,5% e 5,75% em 2023, entre 4,25% e 4,5% em 2024 e em 3,25% em 2025. No longo prazo, a mediana ficou em 2,5%, confirmando as projeções de março dos membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).

Já o chamado “gráfico de pontos”, uma compilação das projeções de cada membro do Fomc para a taxa de juros, mostrou que a maioria de todos os 17 membros do comitê preveem uma taxa básica de juros entre 5,5% e 5,75% em 2023.

Para 2024, a maioria prevê que os juros sejam caiam, com seis deles prevendo a taxa na faixa entre 4,25% e 4,5% e apenas três deles esperando os juros mantidos no patamar atual.

Por sua vez, para 2025, apenas um do Fomc esperam que os juros sejam mantidos na faixa atual, contra todo o restante acreditando numa queda. No atual gráfico de pontos, três membros preveem juros entre 3,0% e 3,25%; três entre 3,25% e 3,5%.

No longo prazo, a maioria dos membros esperam juros em 2,5%.