Fed lança mecanismo de empréstimo para bancos centrais estrangeiros

286
Prédio do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em Washington. Foto: Divulgação/ Federal Reserve

São Paulo – O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) lançou um novo mecanismo de empréstimo voltado para bancos centrais estrangeiros com contas no Fed, para que eles possam converter suas posições em títulos do Tesouro dos Estados Unidos em dólares.

“Esse mecanismo deve ajudar a apoiar o bom funcionamento do mercado de Treasury dos Estados Unidos, fornecendo uma fonte temporária alternativa de dólares dos Estados Unidos, além das vendas de títulos no mercado aberto”, diz a nota.

Segundo o Fed, o programa vai permitir que bancos centrais e outras autoridades monetárias internacionais com contas na unidade do Fed de Nova York façam acordos de recompra com o Fed.

Assim, os titulares de contas “trocam temporariamente seus títulos do Tesouro dos Estados Unidos mantidos no Federal Reserve por dólares dos Estados Unidos, que podem ser disponibilizados às instituições em suas jurisdições”.

A medida visa a “apoiar o bom funcionamento dos mercados financeiros, incluindo o mercado do Tesouro dos Estados Unidos, e assim manter o fornecimento de crédito a famílias e empresas dos Estados Unidos”, diz a nota. O mecanismo vai estar disponível a partir do dia 6 de abril, por ao menos seis meses.

O Fed tem lançado uma série de programas para fornecer dólares ao exterior, em meio à pandemia de coronavírus. Este mês, a instituição estabeleceu linhas de swap cambial de até US$ 60 bilhões com o Banco Central do Brasil, além de acordos com mais oito países, visando a reduzir as tensões globais de financiamento em dólares.