Faturamento da Black Friday em 2022 ficou 2,8% abaixo de 2019, segundo Cielo

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Black Friday

São Paulo – O faturamento da Black Friday deste ano – que aconteceu no varejo brasileiro na última sexta-feira (25/11) – ainda está 2,8% abaixo do verificado em 2019, ano anterior à pandemia, segundo o superintendente de dados e inovação da Cielo, Vitor Levi, segundo o último levantamento do Indice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), produzido e divulgado pela empresa de pagamentos analisou dados de venda do varejo físico e online.

Segundo a Cielo, o período de vendas deste ano contou com uma Copa do Mundo acontecendo ao mesmo tempo, o que pode ter influenciado as vendas em alguns setores. A queda no setor de Móveis, Eletro e Depto, que costuma ser um dos destaques positivos da Black Friday, pode estar associada à antecipação de promoções ao longo do mês de novembro. Isso provavelmente inclui televisores adquiridos para a Copa do Mundo, cujo início ocorreu no dia 20 de novembro; antes, portanto, da Black Friday, justificou o superintendente.

Embora ainda abaixo do nível registrado na pandemia, Levi aponta que a Black Friday tem se fortalecido de 2020 para cá. Isso ocorre principalmente por causa do canal e-commerce, cada vez mais inserido na rotina dos consumidores.

O crescimento total do varejo no Brasil está em 6,9% em relação a mesma data de ofertasdo ano anterior. O dado é nominal, ou seja, não tem desconto da inflação acumulada no período.

Em relação a 2021, a Black Friday teve vendas 21,1% maiores no varejo online, e 5,4% maiores no varejo físico brasileiro. A região que teve o maior crescimento de vendas foi a região Sul (+14,2%), Sudeste (+6,5%) e Centro Oeste (3,5%) e Nordeste com (+0,2%). Já a região Norte registrou uma queda de (-2,9%) . Na análise por estados, o Rio Grande do Sulapresentou o melhor desempenho com crescimento de 18,4%.

A data teve vendas 6,5% maiores na região Sudeste em comparação ao período equivalente de 2021. Em São Paulo o crescimento foi de 7,4%.

O segmento que teve a maior alta de vendas foi o de setor de drogarias e farmácias (+25,9%), seguido por turismo e transporte (+25,1%), cosméticos e higiene pessoal (+22,2%) e bares e restaurantes (+18,6%).

O Indice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês. O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Linx aponta queda de 14% no faturamento na Black Friday em 2021

O comércio eletrônico registrou diminuição de 14% no faturamento na Black Friday, que aconteceu na última sexta-feira (25), e teve resultados melhores no fim de semana (26 e 27), com alta nas vendas de 27%, com ticket médio 52% maior, apesar da queda de 17% no número de pedidos. Uma semana antes da Black Friday, período em que os varejistas antecipam promoções, as vendas subiram 6,7%, enquanto o ticket médio teve alta de 51%, em relação ao ano anterior.

Os dados foram levantados pela Linx, do segmento de software para varejo, que analisou uma base de mais de 2.800 grandes varejistas e marketplaces via Linx Digital. Os dados confirmam a previsão da Linx para a Black Friday 2022 de diluição das vendas ao longo do mês, com varejistas antecipando promoções, em meio à Copa do Mundo.

O segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo, realizado na segunda-feira (28), teve impacto de 54% nas duas horas que antecederam a partida, percentual maior que na estreia da Seleção Brasileira, na última quinta (24), quando caiu 46% nas três horas que antecederam o jogo.

O volume de vendas foi retomado mais rapidamente ao longo do jogo e, após o fim da partida, somou 140% de aumento em relação ao início, enquanto na primeira partida da Seleção Brasil ela aumentou 31% do início ao apito final, com picos de vendas no intervalo do jogo e quedas acentuadas nos minutos em que foram realizados os dois gols que selaram a vitória do Brasil.

A Black Friday 2022 também foi movimentada nos aplicativos de supermercados, segundo análise de dados da Mercadapp, que avaliou o desempenho de centenas de supermercados e empórios. O número de pedidos de sexta-feira (25) a domingo (27) foi 15% superior em relação ao mesmo período de 2021. Os dados apontam alta de 6% de faturamento, apesar do ticket médio ter caído 10%. Entre os itens mais procurados estão bebidas alcoólicas e alimentos de hortifruti, e nas categorias de produtos, se destacaram os itens de mercearia, laticínios e limpeza.

Com Emerson Lopes / Agência CMA.