EUA vão aplicar tarifas a aeronaves e produtos agrícolas da Europa

145
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O governo dos Estados Unidos divulgou uma lista de produtos da União Europeia (UE) que planeja tarifar, como aeronaves e itens agrícolas, após a Organização Mundial do Comércio (OMC) aprovar taxas à US$ 7,5 bilhões em bens europeus devido a subsídios à Airbus.

As taxas serão aplicadas a partir do dia 18 de outubro, de acordo com comunicado publicado ontem pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos.

A lista de itens inclui tarifas de 10% em aeronaves da França, Alemanha, Espanha ou Reino Unido e taxas de 25% sobre uísques irlandeses e escoceses de malte simples, além de várias peças de vestuário e cobertores do Reino Unido.

Também serão aplicadas tarifas de 25% sobre café e certas ferramentas e máquinas da Alemanha; de 25% sobre vários queijos, azeite e carne congelada da Alemanha, Espanha e Reino Unido; e de 25% sobre certos produtos suínos, manteiga e iogurte de vários países.

Ontem, a OMC concluiu parte de uma disputa que já dura 15 anos sobre subsídios de vários Estados membros da UE concedidos à fabricante de aeronaves Airbus. Segundo a OMC, os subsídios prejudicaram os Estados Unidos. A UE disse que está pronta para retaliar.