EUA enviarão 4 mi de doses de vacina da AstraZeneca a México e Canadá

Foto: AstraZeneca

São Paulo – Os Estados Unidos planejam enviar ao México e ao Canadá enviar 4 milhões de doses da vacina contra covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, uma vez que o imunizante ainda não foi aprovado por autoridades de saúde norte-americanas.

“Nossa primeira prioridade continua sendo vacinar a população dos Estados Unidos. Mas a realidade é que a pandemia não conhece fronteiras, e garantir que nossos vizinhos possam conter o vírus é um passo crítico para acabar com a pandemia”, disse a porta-voz da Casa branca, Jen Psaki.

Ela reiterou que os Estados Unidos possuem três vacinas contra covid-19 aprovadas e outras estão passando pelo processo rigoroso de análise da Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA, equivalente a Anvisa no Brasil), incluindo a da Astrazeneca. Psaki disse que o governo adotou ações para garantir que a vacina chegue à população norte-americana se aprovada.

“Enquanto esperamos a aprovação da FDA aqui nos Estados Unidos, muitos países já aprovaram a vacina da AstraZeneca e pediram as doses dos Estados Unidos, isso inclui México e Canada”, mas não se limita a estes dois países, disse a porta-voz.

Ela afirmou que os Estados Unidos possuem sete milhões de doses disponíveis, e planeja enviar 2,5 milhões ao México e 1,5 milhões ao Canadá. Psaki disse que o envio de vacinas para o México não está relacionado às discussões sobre a fronteira.